1º Ciclo de Estudos de Enfermagem contabiliza ótimos índices de aceitação

1º Ciclo de Estudos de Enfermagem contabiliza ótimos índices de aceitação

-Publicado em 23/05/2016-
Iniciativa aconteceu no Campus da Max Planck e reuniu seis especialistas

 

Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiência entre alunos e profissionais da área da saúde promovidos pelo 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem realizado pela Faculdade Max Planck. “Trouxemos temáticas que enfatizam as boas práticas para um cuidado seguro e humanizado dos pacientes. Contamos com profissionais atuantes no nosso município que gentilmente reservaram horários em suas agendas para poder contribuir com o sucesso do nosso evento”, comentou o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegocio.

O objetivo do evento foi fomentar a discussão com práticas da Enfermagem contemporânea. “Eu acho que a Faculdade deve continuar promovendo essas ações, pois nos proporciona um enriquecimento grande, é um aprendizado a mais” afirma a aluna Camila de Almeida Buhl. A colega de curso, Patrícia Fabiano Lopes, concorda. “Eu gostei muito do evento, achei os temas muito relevantes”, diz.

A pesquisa de satisfação realizada durante o evento confirma a aceitação do público. O conceito ótimo foi escolhido por 72% dos presentes no item Organização, 68% em Subsídio para o crescimento profissional e 60% para Interesse. Em relação aos temas, 88% acharam ótima a palestra Acolhimento no Serviço de Emergência.

“Tivemos momentos ímpares que nos propiciaram uma rica discussão, um aprofundamento valioso e a construção do conhecimento com novos olhares. Tenho certeza que contribuiu para os anseios educacionais e profissionais na valorização profissional, no cuidado seguro à saúde e no cotidiano do trabalho” comentou o coordenador.

A programação do 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem contou com os seguintes temas e palestrantes: O papel do enfermeiro no controle a infecção hospitalar (Silene Cavalini, enfermeira especialista em epidemiologia hospitalar); O acolhimento do enfermeiro na saúde mental (Roberto Galdino, enfermeiro especialista em Docência e Gestão de Enfermagem); O acolhimento na perspectiva do profissional enfermeiro (Roseli Valota, enfermeira especialista em Urgência e Emergência; Mariana Viana, enfermeira especialista em Saúde da Família; Sarbélio Mano Caetani Júnior, enfermeiro especialista em Nefrologia e Docência de Enfermagem); Abordagem multiprofissional do paciente oncológico (Dr. Fabrício Collii Baldino, do Hospital do Câncer de Barretos, especialista em Cuidados Paliativos, coordenador do Ambulatório de Oncologia e do Serviço de Atendimento Domiciliar); e A atuação do enfermeiro na Gestão Hospitalar (Bárbara Crispim Salla, enfermeira especialista em atendimento pré-hospitalar).

O sucesso da primeira edição já coloca o evento no calendário oficial de atividades do curso de Enfermagem da Max Planck. “Estamos na era da segurança e é prioridade da Organização Mundial de Saúde tratar o tema através de boas práticas e de políticas de segurança do paciente. Esse tema passa a ser exigência no mundo globalizado e competitivo onde se busca a segurança e a qualidade nos serviços de Saúde”, finaliza o professor Alexandro Marco Menegocio.