Aluna do curso de Nutrição é protagonista de série de reportagens na TV Sol

Série composta por três matérias será exibida no Jornal da TV Sol às 19h
Por Márcio Aguiar

A aluna Camila Buitoni, do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck será protagonista de uma série de matérias produzidas pela TV Sol. Foram gravadas três matérias, com os temas: “A importância de se alimentar”, “Benefícios do sal e açúcar” e “Dietas da moda”. A primeira matéria foi apresentada na quinta-feira (12) às 19h, no Jornal da TV Sol. As reportagens que foram realizadas no laboratório de Gastronomia tiveram o apoio e supervisão da coordenadora do curso, professora Bianca Sant’Anna Pires Luiz.

A discente que cursa o 7º semestre contou que foi muito gratificante ainda aluna, ser escolhida para levar à população um pouco sobre a importância de se alimentar adequadamente e de forma equilibrada, e também, dos riscos relacionados á hábitos alimentares não saudáveis.

Por exemplo, na matéria sobre os benefícios do sal e açúcar foram abordados a importância destes alimentos na dieta. “Na maioria das vezes, o sal é considerado como o vilão nas dietas. No entanto, é necessário porque ajuda a manter em equilíbrio os fluídos do organismo, além de realizar a transmissão dos impulsos nervosos”, explicou. “O consumo de sal é importante, mas sem exagero, principalmente quando responsável por alterações da pressão sanguínea (que depende de fatores físicos e genéticos), como a hipertensão”. ”Já o açúcar, fonte de energia, contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer”, contou.

Para a universitária, embora sejam temas distintos, acabam levando ao telespectador a importância de se alimentar de maneira correta. “Ou seja, aquela que supre de maneira eficiente a todas as necessidades diárias, não somente serve como base para a saúde física, mas também para a saúde mental”, ressaltou.

Ela também explicou sobre os riscos que a ingestão abusiva de alimentos industrializados pode ocasionar. “A influência de revistas, incentivando a imagem de um corpo perfeito através de dietas totalmente restritivas e sem acompanhamento de um nutricionista, tornam-se perigosas”. “Essas dietas até trazem resultados á curto prazo, mas, consequentemente podem provocar doenças associadas á carências nutricionais, e até mesmo o ganho do peso perdido”, ressaltou.

 

Nutrição Enteral

A estudante que é estagiária no Setor de Nutrição do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), está desenvolvendo junto a duas colegas de turma, pesquisa sobre Nutrição Clínica, focada em Nutrição Enteral e os benefícios desta dieta para pacientes com grandes traumas de queimadura. A pesquisa servirá de base para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Segundo ela os pacientes queimados necessitam de suporte nutricional com grandes quantidades de energia e de nitrogênio, bem como suporte nutricional individualizado. “Os grandes traumas como queimaduras e cirurgias também precisam de atenção nutricional, uma vez que, estes pacientes correm grande risco de apresentarem desnutrição”, afirmou. A Nutrição Enteral (NE) consiste na infusão de uma dieta líquida administrada por meio de uma sonda colocada no estômago ou no intestino.

 

<< VOLTAR