Aluno da UniFAJ conquista bolsa de estudos no MIT – Massachusetts Institute of Technology

Aluno da UniFAJ conquista bolsa de estudos no MIT – Massachusetts Institute of Technology

O estudante do 9º semestre de Engenharia de Controle e Automação, Bruno Pinto de Oliveira, iniciou, no dia 1º de junho, o curso Predictive Multiscale Materials Design (Design Preditivo de Materiais em Múltiplas Escalas). As aulas acontecem virtualmente devido a COVID-19

 

A determinação do estudante de Engenharia de Controle e Automação da UniFAJ, Bruno Pinto de Oliveira rendeu-lhe uma conquista notável: uma bolsa de estudos no MIT – Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Bruno começou o curso de Predictive Multiscale Materials Design (Design Preditivo de Materiais em Múltiplas Escalas) no dia 01º de junho, de forma virtual devido ao COVID-19.

Após uma minuciosa busca por instituições de ensino internacionais e diversas tentativas frustradas, Bruno beneficiou-se com sua garra e força de vontade. “A princípio resolvi fazer uma aplicação para um estágio de pesquisa, para isso, selecionei as Top 10 universidades do mundo na área em que atuo. Realizei mais de 2 mil aplicações em diversas universidades como Cambridge, Oxford, Carnegie Mellon, Harvard e o MIT. Fiz várias entrevistas, inclusive a maioria de insucessos, até que um pesquisador do MIT se identificou com meu background, minhas experiências e projetos que desenvolvi”, explica o futuro engenheiro.

Atualmente, o estudante do Centro Universitário de Jaguariúna trabalha como técnico mecatrônico na Química Amparo – Ypê e se interessa por assuntos relacionados à automação e robótica, o que vem ao encontro do curso do MIT, pois, ele irá estudar o desenvolvimento e design de novos materiais, como compósitos para indústria automotiva e aeroespacial utilizando métodos de Inteligência Artificial e Redes Neurais.

No e-mail recebido do MIT, o pesquisador que ofereceu a bolsa para Bruno considerou o histórico do aluno de Engenharia de Controle e Automação muito forte, o que pode lhe render, futuramente, uma oportunidade como estagiário de pesquisa no Instituto. “A UniFAJ foi de extrema importância para a conquista desta oportunidade, visto que, desde o início, o Centro Universitário juntamente do corpo docente deu incentivo e apoio para que eu me engajasse nessa área de pesquisa. Isso apenas se tornou possível por meio da dedicação e empenho de cada um dos professores e profissionais da instituição em proporcionar um ensino de qualidade, desde aulas laboratoriais técnicas até o desenvolvimento de inúmeros projetos temáticos, os quais são de extrema relevância em nível de pesquisa mundial”, finaliza Bruno.

 

Vestibular de Inverno

Inscreva-se na UniFAJ – acesse o link - Vestibular de Inverno 2020

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)