Alunos da UniMAX e UniFAJ participam de palestra on-line com gerente de filial do maior provedor logístico global

Alunos da UniMAX e UniFAJ participam de palestra on-line com gerente de filial do maior provedor logístico global

“O Impacto do COVID-19 no Transporte Internacional de Cargas” foi o assunto abordado por Rafael Moura, gerente responsável pela filial Campinas da empresa DB SCHENKER DO BRASIL.

 

“O impacto do COVID-19 no Transporte Internacional de Cargas” foi o tema da palestra on-line apresentada aos alunos do curso superior de Tecnologia em Logística da UniMAX e UniFAJ por Rafael Moura, gerente da filial Campinas da empresa DB SCHENKER DO BRASIL, considerada a maior provedora de logística global, sendo a principal fornecedora do ramo em escala mundial. A empresa tem mais de 140 anos de experiência, atua no transporte terrestre, carga aérea e marítima, contatos de logística e Suplly Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) e emprega cerca de 46 mil pessoas em todo o mundo.

Por sua vez, o palestrante tem MBA em Qualidade e Planejamento Estratégico e em Comércio Exterior e mais de 16 anos de experiência desenvolvidos na indústria de frete. Rafael Moura já atuou no estado do Paraná e em São Paulo e atualmente em Campinas. Ele possui conhecimento e habilidades operacionais para importação, exportação, desembaraço aduaneiro e seguro. Foco na entrega, satisfação do cliente interno e externo.

Durante a palestra, o gerente da DB SCHENKER DO BRASIL abordou os impactos da crise nos diferentes setores da indústria e no transporte internacional. “Rafael Moura compartilhou uma série de informações atuais de vários segmentos de mercado em que o cenário do COVID-19 impactou de forma positiva e de forma negativa, como exemplo o aumento da demanda no segmento de e-commerce (girando em torno de +16%) e a diminuição da demanda por viagens e turismo (girando em torno de -26%). Aspectos econômicos envolvendo os macro e microambientes também foram analisados por Rafael Moura, relacionando os impactos do cenário COVID-19 sobre eles, e de que forma tudo isso acaba afetando as operações logísticas internacionais no transporte de cargas”, destacou o coordenador acadêmico do curso superior de Logística da UniMAX, professor Edevaldo Vosgrau. 

Além dos estudantes, professores e coordenadores acadêmicos das unidades de Indaiatuba e Jaguariúna, o coordenador do curso de Logística do Centro Universitário Max Planck, professor Edevaldo Vosgrau, convidou os alunos do EaD UniFAJ, da UniFAJ, da FAAGROH (Faculdade Agronegócios de Holambra), da pós-graduação da UniMAX, alumnis de Logística e executivos de empresas de Indaiatuba, entre eles o professor Sung Tien Lo, analista de mercado global sênior na Agência de Desenvolvimento 2050.

“A live promovida chegou em boa hora, em que o Sr. Rafael Moura trouxe o atual panorama e mostrou números muito significativos referente às quedas, demandas e ofertas dos modais logísticos e as cadeias produtivas em tempos de crise global. O professor Vosgrau conduziu com excelência às perguntas e respostas dos participantes”, considerou o professor Sung Tien Lo. O professor Sung nos brindou com informações de dois projetos internacionais em que ele está envolvido diretamente e relacionados à ajuda humanitária internacional neste cenário de COVID-19, passando uma mensagem de otimismo e esperança aos nossos alunos ao final da sua participação à palestra, comentou o coordenador acadêmico do curso superior de Logística da UniMAX, professor Edevaldo Vosgrau.

O coordenador salientou ainda que essa integração entre palestrantes, professores, coordenadores, alunos da UniMAX e UniFAJ e executivos convidados, separados geograficamente entre si, só foi possível graças às tecnologias já utilizadas por essas instituições por meio da plataforma Google For Education na qual as instituições são homologadas.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)