Alunos de Direito realizam visita a importantes órgãos de justiça de Brasília

O grupo acompanhou sessões de julgamento no STF, STJ e TST, bem como visitou locais de grande relevância para o profissional de Direito

“Seu eu tivesse que resumir em uma só palavra diria sensacional, incrível ou magnífico. Só posso confirmar que o slogan da Max Planck é bem verdadeiro: aqui o futuro acontece na prática mesmo”. O entusiasmo de Matheus Scavacini, aluno do 9º semestre de Direito, vem de uma viagem que fez a Brasília, promovida pelo curso. Ao todo, 18 alunos participaram da atividade que foi acompanhada pelos professores Fabio Bragagnolo e Alexandre Soares Ferreira, que também é coordenador da graduação.

A iniciativa aconteceu dias 27 e 28 de maio e inclui visitas em locais importantes, cenários de grandes acontecimentos do Brasil, especialmente nas últimas semanas. Na programação houve visitas guiadas pela Academia Nacional da Polícia Federal e pelo Tribunal Superior do Trabalho, além do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil e Advocacia Geral da União.

“Todo aluno ou profissional do Direito deveria ter essa experiência porque é um conhecimento muito intenso, é inspirador. É uma experiência muito legal, que mexeu comigo. Voltei outra pessoa, com mais gás para enfrentar os desafios da profissão”, comenta Matheus. A alegria do aluno é ainda maior quando lembra que já passou na 1ª fase do exame da OAB. “Agora tenho que esperar para fazer a 2ª fase, mas estou ainda mais confiante. E agradeço a toda a coordenação da Faculdade que nos proporciona essa vivência”, diz.

A aluna do 7º semestre Regina Chamarelli também aprovou a viagem como de grande valia para a formação profissional. “Foi uma experiência muito proveitosa, de grande aprendizado. Eu vi coisas que nunca imaginei que poderia, como uma audiência importante da dívida dos Estados. Infelizmente não ficamos para o final, pois havia uma agenda a ser seguida. Mas já deu um gostinho especial estar lá e presenciar um momento importante, que inclusive foi noticiado pela mídia”, afirma.

O Congresso Nacional e a famosa Catedral, um dos cartões-postais da capital federal, foram outros locais visitados pelos alunos. “A visita foi de grande importância e conteúdo para os acadêmicos. Conhecemos os principais órgãos da justiça do nosso País, além de assistirmos diversos julgamentos. Os alunos verificaram na prática e ao vivo como funciona a justiça nas cortes superiores e tiveram oportunidade de visitar órgãos que muitos advogados ainda não conheceram”, finaliza o coordenador e professor, Alexandre Soares Ferreira.