Alunos do curso de Medicina Veterinária participarão da 1ª Fenovi

Feira abrirá o Ranking “Cabanha do Ano” da Aspaco para todas as raças inscritas
Por Márcio Aguiar

Os alunos do curso de Medicina Veterinária, da Faculdade Max Planck participarão da primeira edição da Feira Nacional de Ovinos de Indaiatuba (Fenovi), que será realizada entre os dias 24 e 29 de março no Pavilhão da Viber. O evento organizado pela Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) espera receber cerca de 300 animais para o julgamento de diversas raças e abrirá o Ranking “Cabanha do Ano” da Aspaco para as raças Dorper, Ile de France, Santa Inês, Suffolk, White Dorper e demais raças ovinas inscritas.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, os alunos do curso irão participar da feira como voluntários, atendendo as demandas da organização, como por exemplo: inspeção sanitária dos animais, revisão zootécnica, julgamento, entre outras atividades.

Ainda segundo a responsável pelo curso, a participação dos estudantes irá proporcionar a vivência e o acompanhamento das práticas de manejo com os animais; a interação com outros profissionais da área, aumentando a rede de relacionamento e, a oportunidade de se ter o contato com uma das criações que mais crescem no país, a ovinocultura. “Eventos como esse permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos na prática e vivenciem o dia a dia do médico veterinário. Nossos alunos irão experimentar a realidade de forma prática”, afirmou.

 

Organização

De acordo com um dos organizadores da Feira, Edilson Caretta, a Fenovi deve entrar de vez no calendário da Aspaco. “Pretendemos que esta feira se transforme em um evento anual e faça parte do calendário da associação. Nosso objetivo é fomentar o mercado de ovinos na região metropolitana de Campinas, que é um mercado muito forte”, comentou.

Caretta contou que uma das novidades da feira é a realização do Grande Campeonato para cordeiros de quatro a oito meses para as raças Dorper e White Dorper. Para o processo de classificação será utilizado o Regulamento Padrão para Julgamento de Ovinos ARCO 2015, para todas as raças. O jurado para todas as raças será o Engenheiro Agrônomo e Inspetor Técnico da ARCO, Giancarlo Antoni.

 

Programação

24 de março – Entrada dos animais das 8h às 20h
25 de março – Admissão zootécnica dos animais a partir das 8h
26 de março – Julgamento de classificação a partir das 14h
27 de março – Julgamento de classificação a partir das 9h
28 de março – Julgamento de classificação a partir das 9h Grande Campeonato de todas as raças
29 de setembro – Saída dos animais a partir das 8h

 

<< VOLTAR