Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Alunos do Grupo UniEduK apresentam projetos temáticos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação

    Projetos temáticos foram produzidos no segundo semestre de 2020. Alguns foram apresentados no final enquanto outros foram apresentados no início do semestre de 2021
    ODS_04 ODS_09 ODS_12
    Os  alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Engenharia Elétrica e  Ciência da Computação do Grupo UniEduK apresentaram, neste início de semestre, projetos temáticos, tanto na UniFAJ quanto na UniMAX.
    O gestor acadêmico, professor André Mendeleck explica que os projetos temáticos formam o eixo temático de cada turma. “O projeto temático é a integração de competências, habilidades, saberes e fazeres, ou seja, o aluno praticando, aprende mais, correlaciona toda parte teórica de um curso de Engenharia ao fazer. Dessa forma, a aprendizagem é mais significativa para o discente”, ressalta.
    “Esse é um momento muito especial, em que os alunos apresentam seus projetos temáticos. É um momento de alegria e de coroar o que foi realizado o semestre de inteiro. Ele envolve todas as disciplinas e assuntos atuais como o respirador mecânico, por exemplo, que é um produto voltado para a necessidade da sociedade”, destaca o orientador pedagógico, professor Leandro Velozo. 
     
    GUERRA DE ROBÔS
    GUERRA DE ROBÔS (1)
    De acordo com os alunos Isaac, Giliard e Fabrício, que participaram da Mostra de Guerra de Robôs na UniFAJ, para o desenvolvimento do projeto, eles aplicaram todos os conhecimentos obtidos durante o 4º semestre nas aulas de Cálculo, Eletrônica, Programação e Engenharia de Materiais para conseguir calcular resistência necessária para o funcionamento do robô criado. Além disso, também aplicaram o que aprenderam na disciplina de Projeto Temático – Sistemas Robóticos, orientados pelo professor Thiago Augusto. 
     
    BRINQUEDOS EDUCATIVOS ELETRÔNICOS
    BRINQUEDOS EDUCATIVOS ELETRÔNICOS (2)
    Entre as diversas criações da Mostra de Estruturas – Internet Das Coisas, os alunos Jonas e Murilo, por exemplo, apresentaram um carrinho eletrônico como opção de brinquedos educativos eletrônicos. Para isso, utilizaram os conhecimentos adquiridos em Eletrônica, Lógica de Programação, Impressão 3D, entre outros. 
    Só para ilustrar, outro projeto apresentado foi um modelo de “Genius”, brinquedo eletrônico muito comercializado nos anos 80, em que o participante precisa repetir o padrão de sequência de cores indicado pelo jogo. O modelo criado pelos alunos contém até 100 níveis de dificuldade e utilizou desenho, linguagem de Arduino, entre outros conhecimentos para sua criação.
     
    EQUIPAMENTOS PARA A PANDEMIA
    RESPIRADORES (6)
    Além de propiciar o aprendizado prática, os projetos temáticos buscam soluções para os atuais problemas enfrentados pela sociedade, como a pandemia de Covid-19, por exemplo. Por isso, os alunos criaram diversos tipos de respiradores mecânicos, dispenser de álcool em gel e sistemas para instrumentação com sensores de temperatura, batimentos cardíacos e pressão arterial acoplados, entre outras alternativas. 
    As disciplinas trabalhadas foram Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e Sistemas de Telecomunicação orientada pelo professor Raphael IssamuTsukada e Felipe Henrique de Souza da Fonseca; Engenharia Integrada I pelo professor Rodrigo Fiorini Mendes;  Robótica e Sistemas Smart Embarcados pelos professores John Antonio Reis e Lucas Ferrari de Carvalho Costa. 
    “Foi muito interessante esse trabalho temático, porque a pandemia de Coronavírus é algo muito atual. Pesquisei muito sobre respiradores mecânicos e toda linha é voltada para essa área do Covid. Deu para integrar muito as matérias: pneumática, programação, instrumentação. Foi muito produtivo”, salienta Lucas, aluno da UniMAX. 
    Entre os projetos apresentados estão controle de acesso feito com módulo RFID que além da identificação dos funcionários, possui sensor de batimento cardíaco e sensor de temperatura que libera ou nega o acesso conforme os resultados apresentados. Além disso, os alunos também criaram dispenser de álcool em gel com sensor de temperatura em que as informações são gravadas num banco de dados. 


    Vestibular Online
    O Grupo UniEduK, formado pela UniFAJ, UniMAX e FAAGROH, oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos ofertados nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.
    Não perca tempo e inscreva-se agora para fazer seu Vestibular Online!
     
    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

    Skip to content