Biodiesel é foco de Iniciação Científica de alunos de Engenharia de Produção da UniMAX

Biodiesel é foco de Iniciação Científica de alunos de Engenharia de Produção da UniMAX

Estudantes realizaram uma visita técnica à fábrica NOVO BIODIESEL que fica em Indaiatuba para conhecer os procedimentos para obtenção do combustível

Para a realização do trabalho de Iniciação Científica, os alunos do curso de Engenharia de Produção da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, Alyson Freitas e Gabriel Calonga visitaram a Novo Biodiesel, fábrica de produção de combustível limpo a partir de óleo de fritura usado. O local foi apresentado por Lutero Lima Jr e a visita acompanhada pela professora Janaina de Melo Franco Domingos.

A Novo Biodiesel é uma Usina de Biodiesel de Indaiatuba instalada em junho de 2006, sendo pioneira no mundo na produção desse tipo de combustível. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Indaiatuba, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba), Universidade de Campinas e Instituto Harpia Harpyia.

No local, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os procedimentos e equipamentos utilizados para a obtenção do biodiesel. Todas as informações serão utilizadas para a pesquisa da utilização de óleo de fritura da UniMAX para produção de um sabão biodegradável.

Sobre Iniciação Científica

De acordo com a coordenadora geral do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares), professora Ana Sperandio, a Iniciação Científica é um primeiro passo para que o aluno se aproxime de um objeto e tente entendê-lo.

A docente salienta que o papel da instituição e dos professores é fazer com que os alunos vislumbrem essa possibilidade de querer aprender e desvendar algo por meio da pesquisa. “A Iniciação Científica é uma atividade que permite esse vislumbramento do aluno se interessar por objetos que queira estudar. É uma ponte para a linha de raciocínio para que desenvolvam criticidade e ampliem o processo de autonomia por meio da pesquisa”, conclui.

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

11/11/2019