Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Ciclo de Estudos de Pedagogia reflete sobre os desafios da Educação e das práticas escolares no contexto da pandemia

    Evento 100% online contou com apresentação de trabalhos de alunos e contribuição de diversos alumnis da graduação. Puderam participar alunos de todos os semestres e comunidade em geral
      
    O atual cenário da pandemia de Covid-19 trouxe desafios inéditos para profissionais de todas as áreas. Refletindo sobre isso, o curso de Pedagogia do Grupo UniEduK dedicou sua edição do Ciclo de Estudos deste ano aos desafios que esse contexto impõe à Educação e às práticas escolares. Para isso, contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos do 2º e 4º semestres, além de depoimentos de alumnis que contribuíram ainda mais para a reflexão do trabalho e atuação do Pedagogo em tempos atuais.
    “Foram abordados temas de suma importância para a formação acadêmica e profissional dos alunos de curso e o desenvolvimento das habilidades e competências do/a Pedagogo/a, temas esses trabalhados de forma interdisciplinar entre todas as disciplinas do curso e de forma prática e ativa por parte dos discentes”, destaca a orientadora pedagógica do curso, professora Regina Maringoni.
    A programação do evento compreendeu a apresentação do projeto integrador da turma do 2º semestre: CONVIVÊNCIA ÉTICA: NA SOCIEDADE E NA ESCOLA”, que propôs o desenvolvimento de uma produção audiovisual a partir de um vídeo de contação de uma história criada pelos alunos em equipes abordando o tema “EMPATIA NA VIDA E NA ESCOLA! ”, com a orientação de um professor.
    “O projeto objetivou desenvolver a reflexão e um construto pedagógico que se inclinasse à convivência ética e empatia e desenvolver a sensibilidade e postura com ação ética e empática nos enfrentamentos de situações de conflitos e no cotidiano da escola, pensando não somente na perspectiva formativa ética e empática do aluno, mas em sua dimensão cidadã e humana”, explica a docente.
    No segundo dia de evento, foi a vez do projeto integrador da turma do 4º semestre “TODOS PELOS DIREITOS DA INFÂNCIA: LUDICIDADE, INCLUSÃO E ALEGRIAS! ”. Nessa proposta, houve o desenvolvimento de uma produção audiovisual na forma de um vídeo, pensado na educação em tempos de pandemia.
    “A finalidade do projeto foi a elaboração, após reflexão, estudos e projetos, de um construto pedagógico que se compreenda o lúdico como indispensável na construção do conhecimento da criança, sendo necessário que o professor faça a mediação da atividade planejada por ele e estabeleça os objetivos. Tal projeto foi inspirado no trabalho remoto feito por professoras da Educação Infantil, que visa mitigar o distanciamento das práticas pedagógicas para as crianças em casa, com a consecução um vídeo ensinando a construir e a jogar/brincar um jogo/brinquedo pedagógico que promovesse o letramento, a partir do lúdico”, comenta a orientadora.
    Já o fechamento da Semana do Ciclo de Estudos da Pedagogia ocorreu com a Roda de Conversa: “Experiências docentes na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da pandemia”. “Contamos com a participação de alunas egressas do curso de Pedagogia UniMAX e UniFAJ: Morgana Rodrigues dos Santos (UniMAX); Gabrielle Luiz Da Silva Miranda (UniMAX); Mayara Silva Franco de Godoy (UniFAJ) e Márcia Regina Causo Valle (UniFAJ). Todas essas excelentes profissionais encontram-se com destaque no mercado de trabalho, confirmando o excelente desempenho que sempre demonstraram como alunas do curso”, ressalta professora Regina.
    A docente acrescenta que: “as alumni, de forma geral, fizeram depoimentos de histórias de luta e superação, deixando a mensagem de que vale a pena se afirmar na profissão docente, de uma estrada de pedras e flores, cuja dedicação certamente resulta numa farta e bela colheita de vitórias e gratidão”, conclui.
     
    Vestibular Continuado
    O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.
    Inscreva-se! – Vestibular Continuado
     
    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

    Skip to content