Com 20 anos na área de Engenharia Agronômica, professor do Grupo UniEduK destaca “O Potencial do Agronegócio”

Com 20 anos na área de Engenharia Agronômica, professor do Grupo UniEduK destaca “O Potencial do Agronegócio”

Ronan Pereira Machado, docente do curso de Engenharia Agronômica junto de sua aluna Bruna Tagliari do 6º semestre falaram sobre a evolução da área em entrevista ao canal Direto do Campus

 

“O Potencial do Agronegócio” foi o tema da entrevista do canal Direto do Campus com Ronan Pereira Machado, formado em Engenharia Agronômica há 20 anos, docente e gestor acadêmico da mesma área de sua formação no Grupo UniEduK (UniFAJ) e também do curso de Tecnologia em Horticultura (FAAGROH). Mestre em Fitotecnia e especialista em Gestão e Manejo Ambiental, o docente possui experiência em Agronomia, com ênfase em agronegócio e atua, principalmente, na Horticultura, Floricultura, Silvicultura e Manejo ambiental.

O assunto também contou com a contribuição da aluna do 6º semestre de Engenharia Agronômica, Bruna Tagliari. Na oportunidade, o professor e a estudante relataram a evolução do movimento do agronegócio nacional.

“Desde 1997 quando me formei até agora 2020, vemos números cada vez maiores. Vimos o Brasil que exportava bem pouco, se tornando líder, por exemplo, no Complexo soja. Não só em soja, mas em outros segmentos como carnes e produtos florestais. O Brasil domina o mercado de suco, cana-de-açúcar, açúcar, que são produções muito grandes para o agronegócio e que tem um potencial de crescimento grande”, destaca professor Ronan.

Segundo o docente, o Brasil lidera esses mercados não apenas por seu território, mas pelo potencial em desenvolver tecnologias que aprimoram cada vez mais o setor. “Viemos de uma área em se tinha uma produtividade mediana, agora temos uma produtividade muito alta. O produtor brasileiro está se tornando cada vez mais eficiente”, ressalta.

Outro ponto levantado por Ronan é a importância da tecnologia que é fundamental para o sucesso no negócio. “É preciso pensar na tecnologia que você vai adotar desde o preparo do solo, a escolha da semente, os traços culturais, em todas as etapas. E quando falamos de tecnologia também falamos do planejamento agrícola que é fundamental: ter a espécie adequada para a área adequada para a região adequada”, considera o professor.

“Tínhamos aquela imagem daquele produtor com uma enxada, com chapéu de palha, indo para roça carpir seu pé de café, mas agora a visão que temos é de um grande empresário rural eficiente em todas as etapas”, completa o gestor do curso de Engenharia Agronômica.

Por sua vez, a aluna Bruna Tagliari vinda de família de produtores rurais contou sua experiência no campo. “Implantar a tecnologia na questão da produção acaba sendo mais difícil, porque um pé de limão é grande, tem vários galhos, às vezes, tem espinhos e isso dificulta a mecanização, mas existem outras maneiras de se implementar isso, como por meio de um georreferenciamento, pelo planejamento da área de plantio, usando novas tecnologias como drones, além de implementos para gestão do solo, etc.”, explica.

 

Saiba mais sobre o assunto: “O Potencial do Agronegócio”

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.

VESTIBULAR 100% online – R$30 – Inscrição – https://vestibularunifaj.amigoedu.com.br/ ou http://vestibularunimaxpresencial.amigoedu.com.br/

 

A prova 100% online acontece no dia 25 de outubro, das 14h às 16h30.

 

Com informações: Aaliyah Lattifah Figueiredo da Silveira (estagiária da Escola de Negócios)

Edição e Revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)