RETORNO ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS PRESENCIAIS

Caro Aluno,

Estamos plenamente preparados para iniciar as atividades práticas presenciais sob o ponto de vista da infraestrutura, equipamentos, corpo docente, sistema de informação, apoio logístico e suporte administrativo requeridos. Especialmente para os cursos da área da saúde, a logística está planejada e as medidas de biossegurança definidas no detalhe, aguardando somente a liberação por parte das autoridades sanitárias. Os cursos de exatas e humanas seguirão com aulas online até novas orientações.

A classificação da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no “Plano São Paulo” referente a pandemia do Coronavírus indica estarmos na Fase 3 – Amarela, permitindo planejar a retomada das atividades práticas no Campus tão logo os municípios de Jaguariúna e Indaiatuba liberem as atividades de ensino superior na área da saúde, seguindo decisão das autoridades sanitárias de Campinas na última sexta feira dia 21/08/20.

Definida para o dia 14/09/20, a retomada das atividades presenciais no Campus dos cursos da área da saúde das Unidades de Jaguariúna (UniFAJ) e de Indaiatuba (UniMAX) seguirá TODAS as recomendações de precaução orientadas pela OMS e as Secretarias de Saúde, com ocupação dos espaços pedagógicos e de convivência no Campus abaixo dos 30% da capacidade instalada para assegurar as condições de biossegurança e o distanciamento social necessário, até que a situação de pandemia seja definitivamente afastada.

A decisão final depende da evolução positiva dos indicadores do número de internações e de óbitos pela doença nos próximos 15 dias. Portanto, não obstante a nossa decisão de retomada no dia 14/09/20, o retorno das atividades acadêmicas presenciais no Campus demanda autorização dos municípios de Jaguariúna e Indaiatuba, o que ainda não ocorreu.

Cabe destacar ainda que a presença no Campus será opção do aluno, uma vez que as atividades serão gravadas e disponibilizadas para consulta. As atividades presenciais de apoio remoto (aulas práticas online) têm ocorrido regularmente sem prejuízo do conteúdo programático em todas as atividades curriculares. Lembramos ainda que alunos que façam parte de grupos de risco (como por exemplo: em situação de hipertensão arterial, diabetes mellitus, em uso de corticoides, portadores de doenças respiratórias e/ou autoimunes, obesidade grau III, contato domiciliar com grupos de risco) são desaconselhados a participarem dos encontros presenciais conforme as orientações da OMS.

A instituição está imbuída de sua responsabilidade social neste momento crítico. Este zelo busca proteger os alunos, colaboradores e docentes da universidade bem como todas as suas respectivas famílias, frente a uma doença com elevada transmissibilidade e evolução clínica imprevisível.

A Direção das Unidades UniFAJ, UniMAX e FAAGROH se colocam inteiramente à disposição para esclarecimentos e suporte ao longo deste momento tão peculiar e inesperado.

Esperamos vê-los em breve no Campus!

Protocolo de Biossegurança - Acesse aqui!

Vídeos de Orientações para a retomada das atividades – Acesse aqui!