Crescimento do setor imobiliário aponta oportunidades para estudantes de Engenharia Civil

Crescimento do setor imobiliário aponta oportunidades para estudantes de Engenharia Civil

Mesmo em meio a pandemia, resultados do terceiro semestre de 2020 surpreendem especialistas da área e indicam forte retomada da área de construção civil

 

Recentes pesquisas indicam um surpreendente crescimento do mercado imobiliário brasileiro e estimam um rápido restabelecimento do setor. Com base nos resultados do terceiro trimestre de 2020, o relatório divulgado pelo BofA (Bank of America) demonstrou que as prévias deste período das construtoras brasileiras revelam mais um trimestre de vendas recordes e um retorno mais ágil do que o esperado em lançamentos. A novidade representa grandes oportunidades para profissionais e estudantes da área de Engenharia Civil.

Outra pesquisa que aponta a retomada do setor é o indicador mensal da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), elaborado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que registrou aumento de 58% nas vendas de novas unidades habitacionais em julho na comparação com o mesmo mês em 2019. Segundo a Abrainc, este é o melhor resultado mensal do indicador desde maio de 2014.

Gustavo Queiroz, professor e orientador pedagógico do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK (UniMAX e UniFAJ), ressalta que os estudantes podem se beneficiar com as possíveis oportunidades relacionadas ao crescimento do ramo, conquistando vagas de estágio, emprego ou abrindo seu próprio negócio.

“Esse crescimento representa a força da construção civil. Mesmo com a pandemia, o setor vem se desenvolvendo e criando oportunidades de emprego e salários atrativos. Essa demanda requer profissionais bem preparados e qualificados, para atuar no mercado de trabalho. Os estudantes do UniEduK saem dos Centros Universitários com uma formação sólida e com qualificação técnica para atuar no mercado de trabalho, enfrentando os desafios exigidos pela profissão”, destaca o docente.

Para aqueles que têm interesse em estudar Engenharia Civil, o orientador reforça que o atual cenário é ótimo para tomar a decisão pelo curso. “Para os que possuem interesse pela Engenharia Civil, esse é um bom momento para iniciar os estudos, com uma retomada do setor da construção civil, mesmo durante a pandemia”, salienta.  

Ele acrescenta que: “O setor deve continuar crescendo devido a taxa de juros baixa e incentivos ao financiamento imobiliário. Além disso, foi votado recentemente o novo marco regulatório do saneamento, o que prevê grandes investimentos na área de saneamento em que o Brasil é muito deficitário. Com isso, os estudantes bem qualificados não terão dificuldades em conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, afirma.

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, além de pós-graduação e cursos técnicos.

Inscreva-se: Vestibular 2021

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)