Curso de Enfermagem da Max Planck ganha sala de aula dentro do HAOC

-Publicado em 19/05/2016-
Espaço diferenciado, que estimula prática de Metodologias Ativas, reforça parceria entre as instituições para capacitação de profissionais da Saúde

A Faculdade Max Planck e o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), em Indaiatuba, inauguraram nesta terça-feira, 17, uma sala de aula exclusiva para o curso de Enfermagem nas dependências do hospital. A iniciativa reforça a parceria entre as instituições que não poupam esforços no sentido de contribuir para o desenvolvimento profissional na área da Saúde. “É uma grande satisfação ampliar essa parceria com o HAOC, que vai garantir ainda mais qualidade à formação dos futuros enfermeiros. Esta sala permite a interação entre nossos alunos e os profissionais atuantes no hospital, que vai ao encontro da estratégia da Max, que é oferecer um ensino cada vez mais prático”, afirmou o diretor da Faculdade Max Planck, professor Hector Edmundo Huanay Escobar.

O evento contou com a presença de diretores da Faculdade, do HAOC, além de estudantes e docentes da graduação. “Como diretor técnico eu sempre estou em busca dos meios para que minha equipe tenha condições adequadas de trabalho. E estimular o desenvolvimento dos profissionais é uma das melhores maneiras para isso. Então, envolver a área acadêmica é muito positivo e vai trazer bons resultados”, afirmou o diretor técnico do HAOC, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho, na abertura do evento.

Para alegria dos estudantes de Enfermagem presentes, Dr. Motta declarou ainda que os três melhores alunos ao final da graduação serão contratados pelo HAOC. “Eu era de outra instituição e quando vi a proposta da Max, de atividades cada vez mais práticas, eu não tive dúvidas, fiz a transferência. Ainda mais agora com essa parceria, só posso estar muito satisfeita e feliz com o curso”, disse a aluna Maria Isabel Santana. A iniciativa também foi apoiada pelo instrumentador cirúrgico Joris Moacir Miguel, que faz parte da 1ª turma de Enfermagem da Max Planck. “É uma iniciativa inovadora, não vi nenhuma instituição na região que tenha essa estrutura. Isso facilita muito nosso aprendizado, que vai ser muito dinâmico”, comentou.

Estruturada em harmonia com o conceito das Metodologias Ativas, a sala de Enfermagem dentro do HAOC tem disposição diferenciada, com mesas redondas para facilitar a interação entre alunos, reforçando o papel do professor como facilitador do processo de aprendizagem. “Nesse formato, a sala permite que o aluno tenha uma atitude reflexiva em sua formação. Além disso, eles poderão vivenciar o módulo teórico associado diretamente ao ambiente prático hospitalar”, explica o coordenador de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegocio.

MAIS INVESTIMENTOS

Durante a cerimônia de inauguração da sala de Enfermagem no HAOC, o diretor da Faculdade Max Planck revelou que a parceria com o hospital vai ser ampliada no 1º semestre de 2017, com a construção de uma nova área ao lado do prédio atual do HAOC para o ensino dos cursos da área de Saúde. Este espaço também será usado pelos residentes e como local para as aulas ministradas nos cursos de Pós-graduação e Extensão oferecidos pela parceria entre a Max Planck, o Hospital Sírio-Libanês e o HAOC. A intenção é somar esforços para transformar o HAOC em Hospital-Escola. “Essa sala que inauguramos hoje é resultado do fortalecimento dessa parceria, que ainda tem muito a evoluir”, informou o professor Hector.