Desafio dos cursos de Logística, Marketing e Gestão de RH traz “O Estilo Startup: Modelo de Negócios para Inovações Competitivas do Mercado”

Desafio dos cursos de Logística, Marketing e Gestão de RH traz “O Estilo Startup: Modelo de Negócios para Inovações Competitivas do Mercado”

Durante todo o semestre, os estudantes tiveram de desenvolver soluções inovadoras para diversas situações e públicos a fim de vender a ideia, de modo fictício, a um grupo de jurados/investidores

Os estudantes dos 3ºs semestres dos cursos superiores de Tecnologia em Logística, Marketing e Gestão de RH (Recursos Humanos) da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – foram desafiados, durante todo o primeiro semestre de 2020, a criarem startups com soluções inovadoras para diversos públicos e situações.

A partir do tema proposto: “O Estilo Startup: Modelo de Negócios para Inovações Competitivas do Mercado”, os alunos apresentaram o resultado dos trabalhos, em eventos online, durante o mês de junho. Na oportunidade, por meio de um Pitch de Vendas (apresentação), eles tiveram de “vender” suas startups para um grupo de jurados/investidores formado pela equipe da WeGo Hub de Inovação de Indaiatuba representada por Luiz Fernando Feijó e Gê Marques, CEOs da empresa e outros convidados.

De acordo com o professor Julio César Passos, um dos docentes que ministrou a disciplina, em parceria com o professor Fernando Freitas e acompanhou todo o processo de criação das Startups, os trabalhos auxiliaram no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas áreas de atuação dos cursos como: capacidade de síntese, adaptabilidade, empatia, comunicação por meio da oratória, poder de argumentação, estilo empreendedor necessário e capacidade de inovar.

Além de ter contato com o ecossistema de Startups do mercado e a chance de vivenciar o processo de inovação na venda, o professor destaca que as soluções apresentadas em projetos como estes podem trazer inúmeros benefícios à sociedade. “É uma oportunidade de obter uma solução inovadora. Os alunos da UniMAX, por exemplo, criaram soluções para acessibilidade para pessoas com deficiência; recolocação de profissionais no mercado de trabalho; acesso ao público LGBTQIA+; redução dos impactos ambientais; melhoria da comunicação das empresas e o acesso à educação para a comunidade”, considera.

 

“Este projeto, que teve início com o curso superior de Tecnologia em Logística em sua 1ª edição em 2019, está ganhando cada vez mais abrangência acadêmica com a participação de alunos de outros cursos de graduação da UniMAX. Nesta 2ª edição em 2020 contou também com a presença de todos os alunos dos 3ºs semestres dos cursos superiores de Tecnologia em Marketing e de Gestão de Recursos Humanos”, comenta o professor Edevaldo Vosgrau, coordenador acadêmico dos cursos de Logística e Marketing. 

Para ele, a parceria com a empresa WeGo (Hub de Inovação) traz um dinamismo e uma maturidade cada vez maior a cada edição deste evento. “Isso proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais alinhadas com a necessidade do mercado de trabalho de cada área de atuação, comprovando que na UniMAX o futuro dos alunos é na prática!!!”, acrescenta. 

“Os alunos precisaram sair da zona de conforto para buscar informações, sentir a ‘dor’ do outro, pesquisar soluções e aprender a trabalhar em equipe. Isso tudo fez com que ampliassem seu repertório emocional”, posiciona Carla Borges, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de RH. “Foram convidados alumnis e visitantes, com vivência em suas respectivas áreas, para trazer aos concorrentes a perspectiva de Mercado para suas ideias. Foi emocionante!”, finaliza a docente. 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)