Desafios das relações na área da saúde é abordado em palestra na UniMAX de Indaiatuba

Desafios das relações na área da saúde é abordado em palestra na UniMAX de Indaiatuba

Dra. Maria Júlia Paes da Silva trouxe dicas importantes para o aperfeiçoamento diário dos cuidados aos pacientes com o tema “Os desafios do cuidar”

Em palestra realizada na UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, a professora titular pela EEUSP (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo), Maria Júlia Paes da Silva, abordou o tema “Os desafios do cuidar” em que apresentou as dificuldades nas relações na área da saúde e de aperfeiçoamento diário dos cuidados aos pacientes. O evento foi organizado pelo curso de Enfermagem coordenado pelo professor Alexandro Marcos Menegócio que ressaltou a importância do tema para a vida acadêmica e profissional dos alunos.

Por sua vez, a docente discorreu sobre o contato íntimo e frequente com a dor e o sofrimento; sobre como lidar com a intimidade corporal e emocional; com pacientes: queixosos, rebeldes, hostis, reivindicadores, autodestrutivos, cronicamente deprimidos e com as incertezas e limitações do conhecimento, que se contrapõem às demandas e as expectativas dos pacientes e familiares. Além disso, ela explanou sobre atendimento de pessoas em cuidados paliativos; sobre como lidar com dilemas éticos e o receio de contrair infecções.

Dra. Maria Julia falou também sobre as relações terapêuticas, seus fundamentos e dimensões (cognoscitiva, operativa, afetiva e ética-religiosa); sobre a premissa básica da comunicação interpessoal verbal e não-verbal, sua finalidade, dimensões, sinais e fatores que afetam a recepção da comunicação. “Comunicar e cuidar são inseparáveis. A comunicação adequada é aquela que tenta diminuir conflitos, mal-entendidos e atingir objetivos definidos para a solução de problemas detectados na interação com as pessoas”, destacou.

A professora trouxe, ainda, dicas práticas de como melhorar a comunicação entre profissional e paciente, que vão desde estar atento às suas reações até como explicar sobre o procedimento que será realizado. “Meus quatro compromissos diários são: ser impecável com a palavra; evitar levar qualquer coisa para o lado pessoal; evitar tirar conclusões e fazer o melhor possível”, disse. “A maior parte das pessoas é e sempre será conhecida pelo seu papel profissional. Poucos nos conhecerão como filha ou como mãe. Somos conhecidos pela nossa profissão, então como exercemos esse papel importa”, ressaltou.

Sobre a palestrante

Dra. Maria Júlia tem experiência na área de Enfermagem e de saúde, com ênfase nos temas: Comunicação interpessoal e terapêutica, humanização e qualidade nos atendimentos na área de saúde e práticas integrativas e complementares de saúde.

Maria Júlia é autora dos livros “Comunicação tem remédio: A comunicação nas relações interpessoais em saúde”; “Qual o Tempo do Cuidado? Humanizando os Cuidados de Enfermagem”; “No caminho: fragmentos para ser o melhor” e “O amor é o caminho” todos publicados pela Editora Loyola.

Saiba mais sobre Enfermagem, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

20/11/2019