CPA
Comissão Própria de Avaliação
O CPA existe para que juntos, possamos realizar a Avaliação Institucional da MAX, analisar os dados coletados, e, cada vez mais, desenvolver e aprimorar mecanismos de melhoras contínuas, seja junto ao corpo docente, discente e comunidade.
Como você, professor, pode fazer sua parte?
Participando das reuniões de colegiado; Participando do FOCO – Programa de Formação Continuada; Participando da Avaliação Institucional e Fazendo sua auto avaliação.
Reunião de Colegiado
As reuniões servem para o professor conhecer o Plano Pedagógico Institucional – PPI, Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e contribuir com a atualização do Plano Pedagógico de Curso – PPC, além de ajudar na construção do Plano de Ensino – PE.
O plano de Ensino deve estar articulado com a Matriz Curricular do Cursos, bem como as atividades propostas nele.
Articulação Importante
Apresente o Plano de Ensino
- Apresente o Plano de Ensino aos Alunos;
- Faça o acompanhamento das aulas em conformidade ao cronograma do curso;
- Proponha a reflexão dos alunos em relação à disciplina e a profissão escolhida.
Faça uma aula diferente!
Proporcione aos seus alunos Visitas Técnicas; Aulas Práticas; Vivências; Atividades Complementares; Integração Profissional; e Trabalhos Interdisciplinares.
Visitas Técnicas
São atividades práticas com trabalho de campo. Referem-se a visitas e/ou viagens de incentivo à pesquisa e a vivência relacionada ao curso e as disciplinas nele ministradas. Tem a função de estabelecer multidisciplinaridade ou interdisciplinaridade.
Aulas Práticas
Aulas práticas são atividades acadêmicas de vivência e experiência elaborada pelo professor e realizada pelo aluno. Podem ser realizadas em laboratórios com métodos didáticos que agreguem conhecimento prático aos alunos, sempre acompanhadas e supervisionadas pelos docentes do curso.
Atividades Complementares
Trata-se de atividades obrigatórias, visando incentivar o aluno à realização de estudos complementares, ampliando as possibilidades de aquisição de habilidades e contribuindo no desenvolvimento de competências.
São Atividades Complementares:
– Ciclos de Estudo;
– PROE (Programa de Orientação ao Estudante);
– Visitas Técnicas;
– Participação em Congressos e Seminários;
– PIC (Programa de Iniciação Científica);
Integração Profissional
Trata-se de uma atividade interdisciplinar, flexível, elaborada por seus docentes, que proporcione ao aluno relações com o mercado de trabalho. Essas atividades devem ser congruentes, ter coerência ao plano de ensino e à matriz curricular do curso.
Avaliação Integrativa
Avaliação da aprendizagem, de conhecimentos gerais e específicos, articulada às ações pedagógicas do curso. Como base para esse tipo de avaliação podemos utilizar um estudo de caso, filme, artigo científico, notícias, entre outros.
Produção Acadêmica
– Mantenha seu currículo atualizado na plataforma lattes: lattes.cnpq.br;
– Mantenha sua documentação atualizada junto ao RH da unidade;
– Para ser docente é necessário a publicação mínima de (um) artigo/ano;
– Encaminhe seus trabalhos para submissão da Revista Intellectus através do e-mail intellectus@faj.br ou pelo site revistaintellectus.com.br.
CONTATO
Se você deseja encaminhar sugestões para a CPA e contribuir com o processo de melhoria contínua da Faculdade Max Planck, contate-nos: (19) 3837-8500, ramal 542 | cpa@poliseducacional.com.br