Docentes da Max Planck terão artigo publicado em revista científica

O artigo intitulado Marketing & Economia, Uma Visão Sistêmica será publicado na revista Wesley & Eber Publishing
Por Márcio Aguiar 

Os professores do curso de Administração da Faculdade Max Planck, José Roberto Sacomani, mestre em Ciências Econômicas e Robson Assis Paniago, doutor em Ciências Empresariais, tiveram o artigo produzido por eles aprovado pelo Instituto Wesley & Eber Publishing. O artigo intitulado “MARKETING & ECONOMIA, Uma Visão Sistêmica”, será publicado pela Revista Internacional de Ciência e Tecnologia Wesley & Eber Publishing.

O estudo demonstra a importância, para o homem de organização, de entender o marketing e a economia para que possa usá-los dentro e fora dela, buscando a melhoria das organizações e das pessoas. De acordo com Paniago, coordenador do curso de Administração, entender os seres humanos no mundo complexo e cheio de mudanças é uma tarefa que exige muito dos profissionais, sejam eles de qual área for e também com o conhecimento que obtiverem. ”É importante notar que trabalhar nas empresas, sejam elas pequenas ou grandes, faz com que possamos tentar entender as pessoas que as permeiam”, citou. “E pessoas têm angústias, dúvidas, medos e doenças”, disse. Ele afirmou que ao tentar compreender esses aspectos é fundamental entender um pouco dos dois conhecimentos que são importantes para a sobrevivência de todo e qualquer negócio, que é o marketing e a economia.

Conforme Sacomani, para o homem de marketing, que no Brasil chamamos de “marketeiro” é importante conhecer o indivíduo na sua condição única e também no seu comportamento quando em grupo. “Para o homem de economia é importante conhecer o mercado, saber como ele atua e poder interpretar sua influência na sociedade nacional e internacional”, contou.

Para ele, juntos esses dois conhecimentos poderiam ajudar na melhoria da interpretação e também na atuação dos indivíduos e dos grupos. “Na interpretação dos mercados é necessário utilizar a racionalidade dos números e também a intuição subjetiva”, explicou. Ainda segundo ele, existe uma simbiose entre esses conhecimentos que pode propiciar uma melhoria e desenvolvimento interativo entre elas. “Marketing e economia juntos podem quebrar paradigmas e mostrar novos rumos, novas visões e também demonstrar uma nova realidade”, salientou.

Para o docente, a importância de se juntar o marketing com economia é uma visão sistêmica de trabalhar o ser humano na sua inteireza e complexidade”. “Uma não deve se desprender da outra, uma complementa e realimenta a outra de maneira que o marketing necessite dos conhecimentos da economia e vice-versa”, reiterou.

“As publicações de artigos em revistas nacionais ou internacionais são de suma importância para a vida acadêmica de um professor, tendo em vista que as instituições de financiamento de pesquisa estão cada vez mais atentas à publicação em revistas de prestígio acadêmico como um dos critérios para a concessão de bolsas e financiamentos de projetos de pesquisas.” ressaltou o docente.

 

Sobre a Revista

Wesley & Eber Publishing é uma revista internacional de Ciência e Tecnologia com sede em Benin na Nigéria, que publica pesquisas de todas as disciplinas acadêmicas, incluindo (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Médicas, Ciências Físicas, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia). A revista que é uma das mais respeitadas publicações da área, veicula artigos e pesquisas científicas, selecionados através de um processo de avaliação rigoroso e criterioso e, apresentados por meio de produções dos mais elevados padrões de qualidade.

 

<< VOLTAR