Docentes se reúnem para fomentar o Empreendedorismo Social e os Negócios de Impacto nas instituições do Grupo UniEduK

Docentes se reúnem para fomentar o Empreendedorismo Social e os Negócios de Impacto nas instituições do Grupo UniEduK

Iniciativa envolve professores da UniFAJ, UniMAX, FAAGROH e EAD UniFAJ e conta com apoio do TOM Sociocultural e do Instituto de Cidadania Empresarial

Você já ouviu falar de um tipo de negócio que nasce com o objetivo de solucionar um problema da sociedade e ainda assim gera receita por meio da venda de produtos ou serviços? Pois o que pode parecer um sonho já é realidade para alguns empreendedores brasileiros. Esta é a proposta do Empreendedorismo Social e dos Negócios de Impacto, novas temáticas que estão sendo estudadas e desenvolvidas por docentes do Grupo UniEduK.

A iniciativa em torno do empreendedorismo social reúne docentes de vários cursos da UniFAJ, UniMAX, FAAGROH e EAD UniFAJ e conta com o apoio do TOM Sociocultural e do ICE –  Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que há 20 anos atua fomentando soluções que geram impacto social positivo, duradouro e de grande alcance social. O ICE mantém premissas claras: articulação e engajamento de líderes transformadores; trabalho essencialmente cooperativo e colaborativo; produção, sistematização e disseminação de conhecimento. 

Os docentes se apropriam dos conceitos do empreendedorismo social com o objetivo de levar aos alunos, temáticas inovadoras nas atividades dos cursos e muito alinhadas com a missão das IES do Grupo, que é “Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos PROJETOS DE VIDA de seus alunos”.

Algumas turmas já passaram pela experiência do empreendedorismo social. É o caso das turmas do 6º e 8º semestres de Arquitetura e Urbanismo da UniFAJ, que tiveram uma aula especial sobre Negócios de Impacto e os cursos de Logística, Marketing e RH que promoveram um Fishbowl de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto.

Pensando em fortalecer a divulgação desses conceitos, a Escola de Negócios e o TOM Sociocultural estão organizando uma série de lives específicas para trazer ainda mais informações e fomentar o desenvolvimento de iniciativas de impacto nos cursos do Grupo UniEduK. A programação está prevista para novembro de 2020. 


PROGRAMA ACADEMIA ICE

Além de participarem do grupo interno, cinco docentes da UniFAJ, UniMAX e EAD UniFAJ foram selecionados para atuar em uma das principais iniciativas do ICE, o Programa Academia. O objetivo é engajar professores e fortalecer a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras nas temáticas de Investimentos e Negócios de Impacto, com ênfase nas três dimensões básicas do ensino: pesquisa, ensino e extensão. São eles Fernanda Buga, Geraldo Delgado, Jane Luchtenberg Vieira, Julio Passos e Svetlana Biletsky. 

O Programa Academia visa: conectar docentes com o ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto brasileiro e internacional; estimular a produção de pesquisas e casos de ensino; fomentar novas disciplinas e cursos; estimular a criação e desenvolvimento de atividades de extensão, que conectem o aluno com a realidade local; sistematizar e disseminar práticas acadêmicas – proporcionando inspiração e engajamento.

 

Saiba mais: 

Negócios de IMPACTO “O que é o Prêmio ICE e qual importância?”

Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto

Fishbowl – Logística Negócios de Impacto

Instituto de Cidadania Empresarial – ICE

Academia ICE – MEMBROS DA REDE DE PROFESSORES

 

Texto: Renata Lacerda – TOM Sociocultural