Documentário “Sem Pena” será exibido para alunos do curso de Direito

Documentário “Sem Pena” será exibido para alunos do curso de Direito

Longa foi eleito pelo júri popular como Melhor Filme no 47º Festival de Cinema de Brasília
Por Márcio Aguiar

O documentário “Sem Pena” que retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente será exibido na segunda-feira (30), às 19h, no Cine Topázio, no Polo Shopping. A sessão especial que faz parte do Projeto Cultura X Prática X Ação Social do Curso de Direito da Faculdade Max Planck será somente para os alunos do Curso de Direito.

De acordo com o coordenador do curso, professor Alexandre Soares Ferreira, a exibição do documentário é uma parceria entre o Centro Acadêmico de Direito que está com nova diretoria, com o Cine Topázio e Polo Shopping. “Estamos criando o evento englobando tanto a questão das aulas práticas, quanto à necessidade do curso e dos alunos em desenvolver cultura e beneficência, além de adquirir conhecimento extremamente relevante para o Curso de Direito”, contou.

Ainda segundo o docente, trata-se de um evento fechado para a faculdade, para os alunos do curso que terão desconto nos ingressos que custarão somente R$ 5, no entanto, os estudantes devem contribuir com um litro de leite, que será doado para a Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI).

O documentário Sem Pena, eleito pelo júri popular como Melhor Filme no 47º Festival de Cinema de Brasília, retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente e apresenta vários depoimentos. O filme traz ainda testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o documentário pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil.

No dia do evento, os alunos irão diretamente para o cinema e antes e após o filme, os professores, através de sistema de áudio disponibilizado pelo cinema, tecerão considerações acerca do documentário.

 

Sem Pena

O documentário Sem Pena, do diretor Eugênio Puppo, aborda a questão do sistema carcerário brasileiro, com seus preconceitos, limitações e desafios. Para a produção do longa metragem, o cineasta fez uma parceria com o IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) para investigar o sistema judiciário e sua relação com a estrutura carcerária do país. Com vários depoimentos perturbadores e complexos, o filme traz a curiosa escolha de não mostrar o rosto dos entrevistados, deixando o espectador fazer conexões poéticas com outras imagens destinadas a representar a justiça. A consequência desta escolha é uma obra inovadora, instigante e muito complexa, e aborda direta ou indiretamente a questão da prisão e da liberdade individual.

 

<< VOLTAR