Em edição online, projeto “UMPORQUÊPOSITIVO” do curso de Psicologia da UniFAJ alcança participação expressiva

Evento promove ações de sensibilização e reflexão por meio de oficinas de empatia, autoconhecimento e diferentes temas sobre saúde mental. Mesmo após o encerramento, página e site com conteúdos produzidos pelos alunos permanecem no ar.

Com o intuito de promover o fortalecimento das competências e habilidades socioemocionais, o curso de Psicologia da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – realiza, anualmente, o projeto “#UMPORQUÊPOSITIVO”. Neste ano, devido a pandemia de COVID-19, o evento foi realizado 100%, online por meio de redes sociais e site com a disponibilização de vídeos, textos, imagens, entre outros materiais produzidos pelos estudantes do 3º semestre.

“A principal dificuldade foi o distanciamento social e a ausência do calor humano, dos abraços, beijos e de todo o carinho compartilhado entre alunos e participantes durante a #UMPORQUÊPOSITIVO. Apesar disso, as interações promovidas online entre os alunos e participantes foram muito prazerosas e agradáveis, trazendo momentos de relaxamento, conexão humana, responsabilidade social, e consciência do outro e de si mesmo”, destaca a professora Carolina Porto de Almeida que, junto da professora Luana Luca, coordena o projeto.

Carolina conta que os alunos do 3º semestre de Psicologia divulgaram as ações a serem praticadas em casa por meio das redes sociais e site. Segundo a docente, as pessoas que praticaram uma ou mais ações sugeridas pelos alunos responderam um formulário e, ao final, foram presenteadas com mensagens de agradecimento, afeto e apoio para o enfrentamento destes tempos de pandemia.

“Foi surpreendente! Os alunos inovaram, tiveram uma postura de muita pró-atividade, trouxeram muitas ideias criativas e produziram muito material de divulgação, conseguindo sucesso no evento. Na página do Facebook UmPorquêPositivo, criada e alimentada pelos alunos, conseguimos um alcance de 426 curtidas e 425 seguidores”, ressalta. “Possivelmente as inovações deste ano, como página oficial no Facebook, site, divulgação e coleta de dados online serão mantidas, pois tivemos um resultado positivo de engajamento de alunos da UniFAJ e da comunidade externa”, completa a professora.

SOBRE O PROJETO

Já em sua quarta edição, o projeto #UMPORQUÊPOSITIVO faz parte do projeto integrador dos componentes curriculares de Análise Experimental do Comportamento e Desenvolvimento da Infância do curso de Psicologia.

Para o desenvolvimento do projeto, os alunos se mobilizam para propor ações que sensibilizem os participantes e gerem um momento de reflexão por meio do exercício de competências e habilidades socioemocionais como empatia, compaixão, colaboração e autoconhecimento.

Em todos os anos, eles fazem arrecadações de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, entre outros e doam para instituições escolhidas pelos próprios alunos. Em 2020, foram propostas doações para o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna.

O evento aconteceu na última semana de maio e, além da participação de estudantes de vários cursos da UniFAJ, contou também com a participação de público externo.