Em edição online, projeto “UMPORQUÊPOSITIVO” do curso de Psicologia da UniFAJ alcança participação expressiva

Em edição online, projeto “UMPORQUÊPOSITIVO” do curso de Psicologia da UniFAJ alcança participação expressiva

Evento promove ações de sensibilização e reflexão por meio de oficinas de empatia, autoconhecimento e diferentes temas sobre saúde mental. Mesmo após o encerramento, página e site com conteúdos produzidos pelos alunos permanecem no ar.

Com o intuito de promover o fortalecimento das competências e habilidades socioemocionais, o curso de Psicologia da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – realiza, anualmente, o projeto “#UMPORQUÊPOSITIVO”. Neste ano, devido a pandemia de COVID-19, o evento foi realizado 100%, online por meio de redes sociais e site com a disponibilização de vídeos, textos, imagens, entre outros materiais produzidos pelos estudantes do 3º semestre.

“A principal dificuldade foi o distanciamento social e a ausência do calor humano, dos abraços, beijos e de todo o carinho compartilhado entre alunos e participantes durante a #UMPORQUÊPOSITIVO. Apesar disso, as interações promovidas online entre os alunos e participantes foram muito prazerosas e agradáveis, trazendo momentos de relaxamento, conexão humana, responsabilidade social, e consciência do outro e de si mesmo”, destaca a professora Carolina Porto de Almeida que, junto da professora Luana Luca, coordena o projeto.

Carolina conta que os alunos do 3º semestre de Psicologia divulgaram as ações a serem praticadas em casa por meio das redes sociais e site. Segundo a docente, as pessoas que praticaram uma ou mais ações sugeridas pelos alunos responderam um formulário e, ao final, foram presenteadas com mensagens de agradecimento, afeto e apoio para o enfrentamento destes tempos de pandemia.

 “Foi surpreendente! Os alunos inovaram, tiveram uma postura de muita pró-atividade, trouxeram muitas ideias criativas e produziram muito material de divulgação, conseguindo sucesso no evento. Na página do Facebook UmPorquêPositivo, criada e alimentada pelos alunos, conseguimos um alcance de 426 curtidas e 425 seguidores”, ressalta. “Possivelmente as inovações deste ano, como página oficial no Facebook, site, divulgação e coleta de dados online serão mantidas, pois tivemos um resultado positivo de engajamento de alunos da UniFAJ e da comunidade externa”, completa a professora.

 

SOBRE O PROJETO

Já em sua quarta edição, o projeto #UMPORQUÊPOSITIVO faz parte do projeto integrador dos componentes curriculares de Análise Experimental do Comportamento e Desenvolvimento da Infância do curso de Psicologia.

Para o desenvolvimento do projeto, os alunos se mobilizam para propor ações que sensibilizem os participantes e gerem um momento de reflexão por meio do exercício de competências e habilidades socioemocionais como empatia, compaixão, colaboração e autoconhecimento.

Em todos os anos, eles fazem arrecadações de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, entre outros e doam para instituições escolhidas pelos próprios alunos. Em 2020, foram propostas doações para o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna.

O evento aconteceu na última semana de maio e, além da participação de estudantes de vários cursos da UniFAJ, contou também com a participação de público externo.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)