Atletas adolescentes recebem dicas de alimentação saudável para prática esportiva
A medalha olímpica de Rafaela Silva no judô do Brasil foi o detalhe que faltava para a Heloisa Marcon, 12 anos, tomar a decisão: seguir carreira no esporte. A atleta da equipe SESI-Indaiatuba pratica judô há 2 anos e está em constante briga com a balança. Por isso, fez questão de participar da palestra realizada pelo curso de Nutrição da MAX, realizada no dia 07, no Campus I.
“O gasto calórico com intensos treinamentos, especialmente no período próximo a uma competição importante, é muito significativo. Por isso, o atleta tem que ter uma alimentação bem equilibrada e orientada por um nutricionista”, explicou a coordenadora do curso de Nutrição, professora Bianca Sant ’Anna Pires Luiz.
A palestra foi ministrada pelo aluno do 8º semestre de Nutrição, Jorge Scarasati, que é fisioterapeuta. Ele deu dicas sobre
montagem de cardápio, alimentos recomendados e perda de peso saudável, especialmente por se tratar de jovens em idade de crescimento. “A perda rápida de massa corporal é muito perigosa. Por isso, especialmente na faixa de idade de vocês, é preciso um controle bem grande nas calorias ingeridas. Em dias de competição, por exemplo, o ideal é tentar fazer lanches com frutas e castanhas”, explicou.
Muitos pais participaram da reunião e aprovaram as dicas. “Interessante demais, não só para os nossos filhos como para nós também. Pela tabela que ele apresentou, minha filha tem que perder 20 kg para ficar bem nas competições. E eu vou fazer o possível para ajudá-la, ainda mais agora com tanta informação valiosa”, afirmou a dona de casa Marisa Pim Rego, mãe de Vitória. A atleta tem 14 anos de idade e há 3 pratica judô.
03/11/2016
Fotos: Claudia Shirano- Faculdade Max Planck.