Estudantes de Medicina de Indaiatuba criam Manual de Prevenção ao Coronavírus e Guia de Conduta para Profissionais da Saúde

Turma que acompanha a UBS Campo Bonito contribuíram com orientações e dicas essenciais para minimizar a disseminação do Covid-19. Eles também fizeram um vídeo com o passo a passo de como lavar as mãos corretamente

Como forma de contribuição ao combate do Coronavírus (Covid-19) no país, os estudantes do curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – criaram um Manual de Prevenção ao Coronavírus para auxiliar a comunidade atendida pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Campo Bonito em Indaiatuba.

O material explica o que é o Coronavírus; como ocorre sua transmissão; os cuidados preventivos; quais os grupos de risco; os sintomas e o que fazer ao identificá-los; o que fazer se estiver com caso suspeito ou confirmado, além de atividades para realizar em isolamento social.

Para acessar o material na íntegra, clique em Manual de Prevenção ao Coronavírus.

Guia de Conduta para Profissionais da Saúde

Os estudantes de Medicina também criaram um Guia de Conduta para os Profissionais da Saúde. Entre os temas abordados no material estão: o que é o Coronavírus; aspectos epidemiológicos; orientações para evitar a propagação do Covid-19; sintomas; informações sobre como e quando procurar ajuda; quando considerar que o paciente está curado da doença; o uso e descarte correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados pelos profissionais.

Além disso, acrescentaram informações específicas para profissionais que atuam diretamente com pacientes com suspeita ou confirmação de Coronavírus e ainda aqueles que atuam no apoio, trabalhando na limpeza, manutenção, administração, recepção, vigilância da UBS, entre outros.

Confira aqui – Guia de Conduta para Profissionais da Saúde.

Vídeo “Como lavar as mãos corretamente”

A turma produziu, ainda, um vídeo com um passo a passo sobre a higienização das mãos e que pode ser acessado pelo link “Como lavar as mãos corretamente”.

A criação dos materiais (Manual, Guia e vídeo) foi realizada pelos estudantes Aline Cristina da Silveira, Beatriz Ferreira Gaspar, Edmundo Luiz Filho, Fernanda de Almeida, Gabriela Bessa E Silva, Isabela Jacomassi dos Santos, Milena Stocco Pranstete, Sérgio Marcos Alves Faria, Victoria Carolina Zasso e Willian Antunes. A orientação foi do facilitador Dr. Arthur Goderico Forghieri Pereira e da preceptora Dra. Marcella Reis Goulart.

Saiba mais sobre a Medicina de Indaiatuba, clique aqui!