Estudantes de Medicina do Grupo UniEduK são pré-selecionados para pesquisa sobre Covid-19 do Departamento de Psiquiatria da USP

Estudantes de Medicina do Grupo UniEduK são pré-selecionados para pesquisa sobre Covid-19 do Departamento de Psiquiatria da USP

Vinte estudantes da UniMAX passarão por um processo de capacitação e de entrevista em que serão selecionados 10 para integrar a equipe de pesquisadores da Iniciação Científica

 

A pesquisa de Iniciação Científica sobre Covid-19 do Departamento de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) contará com a participação de estudantes do Grupo UniEduK (UniMAX). O processo está sendo realizado em parceria pelo NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares), curso de Medicina da UniMAX e IPq-USP (Instituto de Psiquiatria).

A princípio, 20 alunos passarão por um processo de capacitação que contempla um curso online de psiquiatria e em seguida uma entrevista que irá selecionar 10 participantes para integrar a equipe de pesquisadores. Os selecionados irão acompanhar 1200 pacientes pós-Covid.

Dr. Euripedes Constatino Miguel, psiquiatra, professor e chefe do Departamento de Psquiatria da USP, junto de Rodolfo Furlan Damiano, preceptor e chefe da residência, promoveram uma reunião online com os estudantes da UniMAX para dar boas-vindas e apresentar o projeto.

Também participaram da reunião, o diretor da UniMAX, professor Hércules Domingues e a coordenadora do curso de Medicina da UniMAX, professora Dra. Valéria Vernaschi Lima. “Esses jovens responderam a um chamado muito importante. Estou muito animada com a expectativa dessa parceria”, comentou a docente.

Na oportunidade, Dr. Euripedes explicou que o projeto tem por objetivo acompanhar os pacientes tratados no Hospital das Clínicas e que tiveram alta. A intenção é monitorar as alterações e manifestações do sistema nervoso central que foram identificadas nessas pessoas recuperadas da Covid-19.  

As avaliações deste público serão realizadas pelos estudantes selecionados que serão treinados e passarão por uma mensuração da confiabilidade da entrevista aplicada por cada um.

Durante o primeiro contato com os alunos de Medicina da UniMAX, Dr. Euripedes falou sobre a importância de a Psiquiatria ser entendida como uma das grandes áreas da Medicina; sobre alguns fatores relacionados à saúde mental que influenciam a adesão e a evolução de pacientes em tratamentos diversos, além da relevância social e científica do trabalho desempenhado pela USP.

O psiquiatra também reforçou que o curso online de Psiquiatria contribuirá com valor agregado à formação dos estudantes da UniMAX e que serão pensadas novas propostas de parceria com a instituição.

Vestibular Continuado

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)