Estudantes de Medicina promovem “I Encontro de Educação Médica Interdisciplinar do UniEduK”

Estudantes de Medicina promovem “I Encontro de Educação Médica Interdisciplinar do UniEduK”

Evento online foi organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Maria Odília Teixeira em parceria com as Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da UniMAX e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares

 

“Telemedicina e estratégias para alcançar os pacientes em tempos de pandemia: continuando a perspectiva de promover e proteger a saúde” foi o tema do “I Encontro de Educação Médica Interdisciplinar do UniEduK” promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina Maria Odília Teixeira em parceria com as Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da UniMAX e o NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares).

Para a abordagem do assunto foi convidada a ginecologista, obstetra e especialista em Cirurgias Minimamente Invasivas pela USP, Dra. Juliana Girotti Sperandio, que falou sobre a legislação que regulamentou a prática da Telemedicina durante a pandemia de COVID-19 e a importância de conhecê-la a fim de que médico tenha resguardo ético e profissional, além de consultar órgãos reguladores para verificar sua aplicabilidade.

A médica também discorreu sobre plataformas específicas para desenvolvimento da Telemedicina; a importância da assinatura digital para conferir credibilidade aos atestados e receitas emitidas a distância asseguradas por um QR Code.

Dra. Juliana trouxe ainda dicas sobre a presença do profissional nas redes sociais que facilitam o vínculo com o paciente; a possibilidade que o atendimento remoto propiciou de o médico conhecer além do paciente também sua família, entre outros aspectos.

Em seguida, os estudantes de Medicina, médicos e profissionais da área da saúde, participantes do evento, tiveram a oportunidade de escolher outros debates e conhecer os orientadores de cada liga e seus convidados, que contaram como estão lidando com a pandemia de acordo a sua área de atuação e muito mais.

As transmissões ao vivo contaram com quatro salas simultâneas em formato de roda de conversa com a LANN (Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia) e LACG (Liga Acadêmica de Cirurgia Geral); LAPsiq (Liga de Psiquiatria e Saúde Mental) e LAPEDIN (Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia); LATE (Liga de Trauma e Emergência) e LAORT (Liga Acadêmica de Ortopedia) e LADERM (Liga Acadêmica de Dermatologia) e LAMR (Liga Acadêmica de Medicina Regenerativa).

O evento também contou com a presença da gestora do NEPI, professora Dra. Ana Maria Girotti Sperandio.

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)