Estudantes produzem informativos sobre o COVID-19 relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Estudantes produzem informativos sobre o COVID-19 relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

“E se pudéssemos, juntos, transformar o mundo para melhor? ” é o título do projeto sociocultural realizado pelos alunos do 1º semestre dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção dentro da disciplina de Desenvolvimento Sustentável”

Com o intuito de levar à sociedade informações verídicas, positivas e relevantes sobre as interações dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) relacionadas ao COVID-19, os estudantes do 1º semestre dos cursos de Engenharias Civil e de Produção da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – elaboraram materiais informativos sobre o assunto.
O projeto sociocultural ligado ao TOM foi intitulado “E se pudéssemos, juntos, transformar o mundo para melhor?” e abordou o ODS 6 que trata sobre água potável e saneamento; o ODS 7 que versa sobre energia limpa e acessível; o ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico; o ODS 9 – indústria, inovação e infraestrutura; o ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis e ODS 12 que diz respeito ao consumo e produção responsáveis.
Além dos dados sobre o novo Coronavírus, os alunos trouxeram informações relacionadas às habilidades socioemocionais como responsabilidade, respeito, autoestima, tolerância, ética, confiança, determinação, solidariedade, criatividade, entre outras fundamentais para a superação do problema que atingiu a todos em
escala mundial.
“A interação e dedicação dos alunos foi incrível. Civil e Produção trabalhando e pesquisando juntos … o resultado só poderia ser esse mesmo. No desenvolvimento de atividades interdisciplinares o aluno não constrói sozinho o conhecimento, mas sim em conjunto com outros e tendo a figura do professor como uma orientação, um norte a ser seguido. Existe cinco princípios relacionados a essa pratica: humildade, espera, respeito, coerência e desapego”, destacou a professora Luciane Sandrini Dias, que fez a orientação de todos os trabalhos.
Confira abaixo os trabalhos dos estudantes:
- ODS 6;
- ODS 7;
- ODS 8;
- ODS 9;

- ODS 11 e;
- ODS 12.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)