Ex-alunos da Medicina Veterinária fazem sucesso com odontologia para equinos

Ex-alunos da Medicina Veterinária fazem sucesso com odontologia para equinos

-Publicado em 23/05/2016-
Empresa Odonto Vet Horse vai ser destaque no programa Mais Caminhos, da EPTV

 

O ditado popular “cavalo dado não se olha os dentes” vem perdendo força com o avanço de uma área relativamente nova da Medicina Veterinária. A Odontologia Equina vem ganhando espaço no mercado por garantir qualidade de vida e longevidade desses animais, além de possibilitar ao profissional da área um novo segmento de mercado. É o caso dos irmãos Fabio e Marcos Feitosa, proprietários da Odonto Vet Horse, empresa de Indaiatuba especializada no tratamento dentário de cavalos em várias regiões do Brasil.

Ex-alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck, os médicos veterinários fizeram especializações e apostaram no segmento há três anos. “Nós fizemos uma pesquisa de mercado e percebemos que existiam poucos profissionais nessa área. Em contrapartida, avaliamos como essa área é importante na prevenção e tratamento de enfermidades que podem levar esses animais a óbito. Por isso, resolvemos investir e estamos muito satisfeitos com os resultados”, explica o médico veterinário Marcos Feitosa.

O profissional conta que os dentes podem contar a história do cavalo. Isso porque, diferente dos humanos, os dentes de equinos continuam crescendo ao longo da vida do animal. Dessa forma, é necessário um desgaste natural para garantir a boa oclusão dentária e, consequentemente, a digestão correta dos alimentos. Porém, quando isso não acontece pode levar a doenças consideradas graves, como a cólica, enfermidade que mais mata cavalos no mundo. “Quando os dentes do cavalo não estão saudáveis eles começam a ter dificuldade de triturar alimentos, o que acaba provocando um bolo alimentar no estômago. E isso gera a chamada cólica, que pode ocasionar a morte dos animais”, explica Marcos.

A visão empreendedora dos irmãos Feitosa começou ainda na graduação. Segundo Marcos, a equipe docente sempre estimulou a busca pelo conhecimento, técnicas e tendências do mercado. As aulas com perfil prático e a disponibilidade dos professores em solucionar dúvidas também foram decisivas. “Com certeza a Faculdade faz parte do nosso sucesso. Professores, diretoria, coordenação, enfim, tivemos sempre muito apoio”, garante o especialista em odontologia equina.

O trabalho da Odonto Vet Horse chamou a atenção do programa Mais Caminhos, exibido pela EPTV, afiliada da TV Globo. Os irmãos gravaram participação contando sobre o trabalho que realizam. A reportagem está prevista para ir ao ar no dia 28 de maio. “É muito satisfatório para nós, professores e coordenadores, vermos que os alunos conseguem absorver de forma positiva o conhecimento que propomos. Afinal, no modelo que atuamos, com as Metodologias Ativas, são os alunos os protagonistas do aprendizado. E os irmãos Fabio e Marcos comprovam que nós estamos no caminho certo”, finaliza a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Max Planck, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo.