Faculdade Max Planck cedia 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem

Faculdade Max Planck cedia 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem

Evento teve início na terça, 10, e segue até dia 12 de maio com palestras de especialistas

 

“É um momento muito significativo pois o curso de Enfermagem faz parte de um projeto maior da Faculdade Max Planck, de ampliar sua presença na área da saúde, oferecendo formação de qualidade e contribuindo para a melhoria da mão-de-obra neste setor”. A afirmação do diretor da instituição, professor Hector Escobar, marcou a abertura do 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem, que acontece de 10 a 12 de maio no Campus 1. O objetivo é fomentar a discussão com práticas da Enfermagem contemporânea.

O evento contou ainda com a presença de representantes do Hospital Augusto Oliveira Camargo (HAOC) e da Secretaria Municipal de Saúde, importantes parceiros da Max Planck, além do gestor educacional, professor Heleno da Silva Luiz Junior, a coordenadora da Interclínicas, professora Cândida Barroca, e da professora Luciane Luciane Gatti Pivello.

Com ativa participação dos alunos, a iniciativa teve a supervisão do coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegocio. “Tenho certeza que serão dias marcantes, pois os temas e os especialistas convidados vão contribuir para o nosso desenvolvimento. E quando discutimos as boas práticas estamos alinhados com o que preconiza a Organização Mundial de Saúde, que visa sempre a qualidade do pacientes”, comenta o coordenador.

O objetivo do Ciclo de Estudos agradou à aluna Sandra Anjovedi. Técnica de Enfermagem há 10 anos, a estudante aguardava ansiosa pela oportunidade de ter uma graduação na área. “Eu sempre quis atuar como enfermeira e não tinha oportunidade. E a Max Planck está me ajudando a realizar esse sonho, ainda mais com eventos como este”, afirma.

A primeira palestra do Ciclo contou com a enfermeira especialista em epidemiologia hospitalar, Silene Cavalini. Representante da Secretaria Municipal de Saúde, a convidada fez questão de elogiar a iniciativa. “A Faculdade já era boa e agora está ótima. Fico feliz de ver alguns dos nossos funcionários tendo a oportunidade de estudar, comprometidos em evoluir como profissionais”, disse.

A programação do 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem inclui cinco palestras com sete especialistas convidados que vão falar de temas com relevante caráter científico para a profissão. Os encontros acontecem a partir das 19h e a entrada é aberta ao público.

 

Confira a programação

10/05 (terça-feira)

19h30 – abertura solene

20h45 – O papel do enfermeiro no controle a infecção hospitalar
Palestrante: com Silene Cavalini, enfermeira especialista em epidemiologia hospitalar

 

11/05 (quarta-feira)

19h – O acolhimento do enfermeiro na saúde mental

Palestrante: Roberto Galdino, enfermeiro especialista em Docência e Gestão de Enfermagem

20h45 – O acolhimento na perspectiva do profissional enfermeiro

Mesa redonda formada por: Roseli Valota, enfermeira especialista em Urgência e Emergência; Mariana Viana, enfermeira especialista em Saúde da Família; Sarbélio Mano Caetani Júnior, enfermeiro especialista em Nefrologia e Docência de Enfermagem

 

12/05 (quinta-feira)

19h – Abordagem multiprofissional do paciente oncológico

Palestrante: Dr. Fabrício Colli Baldino, do Hospital do Câncer de Barretos, especialista em Cuidados Paliativos, coordenador do Ambulatório de Oncologia e do Serviço de Atendimento Domiciliar (Sadin Indaiatuba).

20h45 – A atuação do enfermeiro na Gestão Hospitalar

Palestrante: Bárbara Crispim Salla, enfermeira especialista em atendimento pré-hospitalar