Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Gastronomia e empreendedorismo: alumni do Grupo UniEduK desbrava mundo da confeitaria

    Formada pela UniMAX, Elisabete Aparecida de Sousa Lima conta sua trajetória profissional como empreendedora no ramo da confeitaria com o Doce Ateliê em Indaiatuba

    De fato, a Gastronomia e o empreendedorismo estão fortemente ligadas e é uma tendência de quem se forma nessa área. Assim também aconteceu com Elisabete Aparecida de Sousa Lima, que cursou Gastronomia no Grupo UniEduK (UniMAX) e atua como empreendedora no ramo da confeitaria com o Doce Ateliê localizado em Indaiatuba. Conheça sua história:

    A DESCOBERTA

    Elisabete revela que após entrar para o curso de Gastronomia da UniMAX, foi descobrindo alguns talentos e visualizando possibilidades de crescimento pessoal e de empreender na área a partir do incentivo recebido dentro da instituição de ensino. 
    “A UniMAX me proporcionou oportunidades devido aos eventos dos quais eu pude participar apresentando meu trabalho, estabelecendo um relacionamento com o público por meio das aulas e minicursos que foram realizados. Tive um grande incentivo do então coordenador que acreditou no meu potencial”, conta a alumni. 

    A INICIATIVA

    A alumni comenta que por muito tempo trabalhou na indústria química como Analista de Controle de Qualidade de Alimentos e após ser desligada da empresa, buscou na cozinha uma alternativa para o desemprego. 
    “Comecei a fazer doces para festas e não imaginava que iria dar tão certo, daí veio a necessidade de buscar novas técnicas de aperfeiçoamento para desenvolver produtos ainda melhores”, destaca. 
    Após perceber que precisava buscar mais conhecimento, Elisabete recebeu suporte da família. “Minha mãe e meu marido foram os que me apoiaram para tomar a decisão de voltar a estudar”, diz. 

    OS ESTUDOS

    Elisabete ressalta que: “O retorno e o convívio no ambiente universitário, ajudou na melhoria das relações interpessoais e o aperfeiçoamento de técnicas e desenvolvimento de produtos, conquistando a cada dia mais clientes para o meu negócio, o que me faz sonhar com uma possibilidade real de empreender nesta área”. 
    Sua opção pelo curso foi algo natural, uma necessidade que já havia nela. “Escolhi Gastronomia, porque sempre gostei muito de cozinhar e conhecer o contexto histórico dos pratos típicos da culinária, além de perceber que seria o ideal para mim, já que havia gostado tanto da confeitaria que estava em meu dia a dia”, salienta. 
    E ela sabia que precisava de um ensino de qualidade para ajudá-la a trilhar esse caminho. “Escolhi a UniMAX por ser uma instituição em pleno crescimento na região e por ter referências positivas do curso pretendido”, enfatiza. 
    Durante todo o período como estudante, Elisabete sempre foi muito participativa tanto nos eventos promovidos pela instituição quanto os externos. Alguns deles foram: Páscoa Solidária, Chef’s no Campus, UniMAX Profissões, Projeto Hélio, Sabores da Terra Indaiatuba e Campinas, Degustart Campinas, aulas demonstrativas em Sorocaba, Jaguariúna e na loja Tramontina do Shopping Iguatemi, eventos CIASPE e Deloitte, etc.

    DESAFIOS E EXPECTATIVAS 

    Entre os principais desafios durante sua fase como estudante, a alumni destaca que foram conciliar todas as atribuições da vida pessoal e carreira, que envolvem estudar, ser mãe, esposa, dona de casa e empreendedora. “Mas quando temos um sonho, um propósito, conseguimos manter o foco e determinação fazendo tudo com muita dedicação”, reforça. 
    Elisabete comenta ainda que descobriu por meio da Gastronomia que gosta muito de ensinar o que aprende. Além disso, sua expectativa é seguir na área buscando especializações e inovações voltadas para a confeitaria.

    O INCENTIVO

    Por fim, a alumni incentiva àqueles que querem trilhar o mesmo caminho. “Aos que desejam estudar Gastronomia, venham com toda sua alegria, sonhos e entusiasmo, pois na UniMAX junto da equipe de excelentes professores e seus pares, tudo o que almejam serão potencializados e transformados em realidade pelo empenho e dedicação de cada um que seguirá uma brilhante carreira com competências e habilidades”, conclui. 

    CONHEÇA OUTRAS HISTÓRIAS DE ALUMNIS E ALUNOS DE SUCESSO:

    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

    Skip to content