Grupo Diabetes no Controle se reúne para falar sobre proteínas

Grupo Diabetes no Controle se reúne para falar sobre proteínas

Alunos de Nutrição apresentam palestra, com destaque para o tão falado glúten
Em continuidade às ações do programa Diabetes no Controle, o curso de Nutrição realizou no dia 26 de abril a palestra “O papel das proteínas na alimentação do diabético”. O tema foi conduzido por estudantes do 7º semestre. Para este encontro, o destaque foi o glúten, muito comentado atualmente. “Nem todo mundo sabe que glúten é uma proteína importante para o desenvolvimento dos tecidos, por exemplo. Por isso, não se deve cortar só porque está na moda. A não ser que você tenha alergia e seja obrigado a suspender o consumo, é um item que deve ser mantido na alimentação. Basta ter a informação correta”, comenta a aluna Camila Novais, que faz parte do grupo que produziu da palestra.

Durante a apresentação, as alunas destacaram as características das proteínas, especialmente no cardápio do diabético.  Presentes com maior intensidade em alimentos de origem animal (carne, laticínios, ovos), as proteínas também são encontradas nos alimentos de origem vegetal (leguminosas e cereais, principalmente). Por isso, a importância de uma alimentação equilibrada para manter a saúde. Afinal, proteínas em excesso, também alteram a glicemia e sobrecarregam os rins, reforçaram as futuras nutricionistas. “Houve grande interação do grupo e participação com perguntas sobre o tema”, afirmou a professora de Nutrição, Flávia Azarite Carpaneda, que acompanha as alunas no programa Diabetes no Controle.

Para Roberto Raffa, de 57 anos, as palestras e demais atividades do programa Diabetes no Controle são altamente enriquecedoras. “Eu estava perdido quando fui diagnosticado. Mas agora, participando do grupo, estou bem informado e me sinto muito melhor”, afirma. O aposentado descobriu que tem diabetes há três anos e está conseguindo controlar a doença com as orientações que recebeu. “Além de controlar a alimentação, eu faço caminhadas diárias, cerca de 6km, e consegui cumprir minhas metas. Até ganhei um prêmio de reconhecimento pelo meu esforço. E isso motiva mais a gente a continuar”, comenta Roberto.

O programa Diabetes no Controle é uma parceria entre a Faculdade Max Planck e a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba. A proposta é estimular a reflexão dos diabéticos sobre a importância do autocuidado e do conhecimento de sua patologia na prevenção de complicações. O programa engloba ações como diagnóstico do estado nutricional dos participantes, orientação e acompanhamento nutricional, desenvolvimento de programa de exercícios físicos e preventivos, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Só em 2015, foram mais de 600 atendimentos na Interclínicas, unidade da Max Planck.