Grupo UniEduK comemora os 58 anos da regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil

Aula Magna “Vivendo distâncias: aflições, encontros e descobertas na Psicologia” com a convidada Dra. Luciana Maria Castrillon psicóloga, consultora, voluntária de Massachusetts EUA

O dia do Psicólogo marcado pelos 58 anos da regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil foi comemorado pelo Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX) com uma Aula Magna com o tema “Vivendo distâncias: aflições, encontros e descobertas na Psicologia”. Para isso, foi convidada Dra. Luciana Maria Castrillon psicóloga, com mestrado e doutorado em Psicologia e voluntária numa organização que atua para o empoderamento de pais de crianças com necessidades especiais nos EUA.

A abertura do evento online foi realizada pelo diretor da UniMAX, professor Hércules Domingues, que em nome de todo o grupo deu as boas-vindas à palestrante e destacou o aprendizado que a pandemia de Covid-19 tem propiciado a todos, inclusive reforçando a união do Grupo UniEduK.

“Se pensarmos na teoria de Vigotski, ele fala, principalmente, de interação, da aprendizagem com o outro, que o homem só se constrói com o outro homem. Tem coisa mais humana do que isso?!”, disse o diretor. Essa pandemia nos fez aprender muitas coisas, dentre elas a colaboração, imaginação e criatividade e, neste sentido, foi possível contar com a participação da professora do EUA para colaborar com nossa aprendizagem, acrescentou.

Sempre preocupada com saúde mental e o impacto sobre a infância, Dra. Luciana contou sobre sua paixão: a escola – que considera ter um grande poder de promoção humana e sua trajetória de vida e carreira.

Na oportunidade, falou sobre a distâncias entre as pessoas, entre profissionais e as barreiras de saúde. Ela destacou, ainda, que existem distâncias de gêneros, idade, habilidades, acesso, visão de mundo e experiências e questionou: “Como tornar as distâncias menos sofridas ou menos intransponíveis?”.

“Temos que prestar atenção nessa distância que se abateu sobre nós como um convite para o pensar, para imaginação. O que está faltando no mundo que eu posso criar? ”, ressaltou a Dra. Luciana.

A psicóloga falou também sobre a importância de reconhecer o sofrimento que a distância causa, identificar vulnerabilidades e recursos, fortalecer a intencionalidade e facilitar a comunicação. Salientou a importância de compartilhar experiências, dos encontros para o desenvolvimento de competências, pessoal e profissional, além das descobertas das diferenças individuais.

O evento foi intermediado pela gestora do curso de Psicologia, Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius, a orientadora pedagógica, Raquel Gonçalves Silveira Alves e a professora Luana Luca. Ao final, os estudantes puderam fazer diversas perguntas à palestrante.

Assista o evento completo: