Grupo UniEduK cria concurso cultural sobre “Aleitamento Materno”

Grupo UniEduK cria concurso cultural sobre “Aleitamento Materno”

Desafio foi proposto pela professora doutora Patricia Heleno Breno Queiroz aos alunos do curso de Enfermagem. Ideia surgiu a partir de uma palestra com a especialista no tema, Luciane Fernandes

 

Motivados por uma palestra com a especialista em Aleitamento Materno Luciane Fernandes, os estudantes do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniMAX) foram desafiados a participarem de um concurso cultural sobre “Aleitamento Materno”.

A proposta foi feita pela professora doutora Patricia Heleno Breno Queiroz, que leciona a disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente I. Para isso, os alunos deveriam produzir pôsteres sobre a temática e postar no Classroom dentro de uma semana.

Em seguida, os professores do curso foram convidados como jurados para escolher os trabalhados realizados que foram compilados em um e-Book. Os três primeiros colocados foram presenteados com livros relacionados ao Aleitamento Materno originados da biblioteca pessoal da docente.

“O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, no Brasil e no mundo. Em 2020, sob o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, os alunos foram recepcionados na primeira semana de aula do semestre com uma discussão sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente/mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta”, explica a docente. 

Os temas apresentados foram: benefícios do aleitamento materno tanto para o bebê quanto para mãe; sexualidade durante a amamentação; o direito e as leis sobre amamentação; apoio profissional, de amigas e família; “Agosto Dourado”, mês dedicado à campanha de conscientização ao aleitamento materno; o acolhimento na promoção do aleitamento materno; entre outros.

Entre as primeiras classificadas ficaram as alunas:1º Hillari Danielle Ignacio, receberá o livro “Amamentação: um híbrido natureza-cultura” de João Aprígio Guerra de Almeida; 2º lugar:  Gizele Fransin, receberá o livro “A criança terceirizada” de José Martins Filho e 3º lugar: Tainara Santos, que receberá o livro “Maternagem: uma intervenção preventiva em Saúde” de Ernesto Dudidovich e Themis Regina Winter. 

A aluna Gizele Fransin considera a experiência incrível e se sentiu surpresa em ter ficado em segundo lugar. Tainara Santos, que conquistou terceiro lugar compartilha do mesmo sentimento. “A minha experiência no concurso cultural foi incrível! Tive a oportunidade de mostrar meus conhecimentos e criatividade, além de ter outra visão do assunto com a exposição de outros alunos. Agradeço muito essa oportunidade”, comenta. 

“Foi uma experiência muito incrível, produzir uma imagem em relação a algo tão bonito quanto a amamentação. Quando uso a frase “o melhor jeito de amamentar é o seu” quero enfatizar que não há um jeito único e correto de amamentar, pois não é como se faz, e sim porque se faz. Gratidão pela oportunidade!”, considera a aluna Hillari Danielle Ignacio que conquistou o primeiro lugar. 

Confira o material produzido pelos alunos: Concurso Cultural “Aleitamento Materno”.

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)