Grupo UniEduK debate “Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho pós-pandemia”

Grupo UniEduK debate “Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho pós-pandemia”

Tema foi abordado no canal do Youtube Direto do Campus, organizado pela Escola de Negócios do Grupo UniEduK e aberto aos alunos e alumnis da UniFAJ, UniMAX, FAAGROH e EaD UniFAJ

 

A pandemia de Covid-19 desencadeou inúmeros desafios para profissionais de diversas áreas e em escala mundial. Pensando nisso, o canal Direto do Campus da Escola de Negócios do Grupo UniEduK convidou a professora Eliza Márcia Oliveira Lippe para falar sobre “Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho pós-pandemia”.

Formada em Ciências Biológicas, Pedagogia e Ciências Contábeis, Eliza também tem mestrado e doutorado Educação na área de Políticas Públicas na Educação da Pessoa com Deficiência, além de ser especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais), Gestão Empresarial, Direito Penal, Direito Constitucional e Administrativo.

A docente relata que lidar com esse tema hoje no mercado de trabalho é pensar na equidade que se deve ter desde a área educacional até no mercado de trabalho. Para ela, é pensar e equalizar as oportunidades para todos, desfazer estigmas e preconceitos, tudo isso para que as pessoas com deficiência consigam ascender na profissão.

Eliza destaca que as empresas precisam se adaptar na questão arquitetônica. “Se pensarmos numa pessoa com deficiência física, nas barreiras atitudinais e estruturais, no cego, surdo ou deficiente intelectual, será que as empresas estão preparadas para incluir esses profissionais no seu mercado de trabalho? Será que a contratação deles seria da mesma forma lógica? Eles necessitam de um laudo, existe a regra, a legislação ainda permite a cota na contratação, mas é importante que as organizações também tenham essa consciência social e cidadã de que se está contratando um ser humano acima de tudo e que ele quer exatamente uma oportunidade de crescer e ascender na profissão”, comenta.

Por fim, na área educacional, a docente ressalta que são utilizados os mesmos critérios de avaliação de uma pessoa sem deficiência, o que propicia a chance de crescer e chegar em altos níveis, como em altos cargos gerenciais, por exemplo, desde que as empresas ofereçam as mesmas oportunidades a eles.

Confira a palestra na íntegra: “Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho pós-pandemia”

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.

Inscreva-se: VESTIBULAR 2021

 

 

Com informações: Aaliyah Lattifah Figueiredo da Silveira (estagiária da Escola de Negócios)

 

Edição e Revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)