Hospital Veterinário da Max Planck inaugura Centro Diagnóstico por Imagem

HEV está à disposição da comunidade em geral, e realiza atendimentos em diversas áreas
Por Márcio Aguiar

O Hospital-Escola Veterinário (HEV), que faz parte do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck inaugurou no dia 30, o Centro Diagnóstico por Imagem Rusvet (Radiologia e Ultrassonografia Veterinária). O centro diagnóstico terá funcionamento das 8 às 18h. O hospital está localizado no campus 2 da faculdade, na Rodovia João Ceccon, quilômetro 4, Fazenda Espírito Santo.

De acordo com a médica veterinária Daniela Amstalden, responsável pela Rusvet, a maioria das vezes, é muito difícil o clínico veterinário fechar um diagnóstico de imediato. “Muitas vezes os sintomas são inespecíficos e torna-se essencial lançar mão de exames complementares”, explicou a veterinária. Segundo a especialista, os exames de imagem, entre outros, é de grande valia para que o clínico tenha um diagnóstico mais precoce e com maior precisão. São exames na maioria das vezes indolores e de rápido resultado. No entanto, ela lembrou que a ultrassonografia trata-se de um método de imagem de auxílio diagnóstico, necessitando muitas vezes de outros exames complementares para a conclusão do quadro clínico.

A veterinária afirmou que em situações fora do horário de funcionamento, os proprietários de pet, podem acessá-la pelo celular ou WhatsApp, que serão prontamente atendidos. Não é necessário passar por nenhuma triagem, e pacientes com solicitação de exame de imagem serão diretamente atendidos no referido setor. “Preferencialmente com horário marcado para não terem que esperar e consequentemente maior comodidade dos proprietários e menor stress dos animais”, contou.

Atendimento

O HEV foi projetado com dois centros cirúrgicos diferenciados, que atendem animais de pequeno e grande porte, principalmente equinos, que são muito comuns nesta região. Além de professores mestres e doutores, o ambulatório do HEV conta com médicos-veterinários altamente qualificados em anestesiologia, diagnóstico por imagem, clinica de animais silvestres, entre outras especialidades.

O número de animais que são atendidos ainda é pequeno, mas com a inauguração do centro diagnóstico, o atendimento clínico e cirúrgico deve ser ampliado, além de exames de imagem e laboratoriais em animais de toda a comunidade externa em horários ampliados com agendamento.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Maria Fernanda Vianna Marvulo, o desafio agora “é implantar uma política de atendimento que, ao mesmo tempo, permita oferecer uma prestação de serviço de alta qualidade focado nas especializações dos nossos professores e também disponibilizar à comunidade de baixa renda, um atendimento diferenciado”.

A coordenadora disse ainda que, conforme a capacidade de atendimento do HEV for aumentado, terão mais subsídios para estabelecer novas políticas e metas. Segundo ela, todos os espaços do HEV foram planejados para oferecer condições ideais para o atendimento clínico e cirúrgico além de promover um espaço confortável para os acadêmicos e garantir o bem estar dos animais.

 

<< VOLTAR