INSTITUIÇÃO

Trajetória da UniMax

Aerea Max Planck

A UniMax, localizada à Av. Nove de dezembro, 460 na cidade de Indaiatuba, SP, mantida pelo Instituto de Ensino Superior de Indaiatuba Ltda., teve o seu funcionamento autorizado em 31/01/2002, Portaria nº 319, sob denominação Centro Universitário Max Planck a qual foi alterada para Centro Universitário Max Planck em 10/08/2018, pela Portaria nº 756.

2002

Seu lançamento em Indaiatuba aconteceu em 28 de maio de 2002.  O primeiro Processo Seletivo do Centro Universitário Max Planck aconteceu em julho de 2002, para o curso de Administração. Em julho de 2004 a faculdade criou a sua CPA – Comissão Própria de Avaliação, qualificando seus indicadores de análise.

2008

Em 2008, seis anos após sua fundação, já bem estabelecida e mostrando grande potencial de desenvolvimento, a instituição contava com aproximadamente 900 alunos distribuídos em 5 cursos de Graduação: Administração, Direito, Marketing, Redes de Computadores e Letras.

Em dezembro do mesmo ano, a antiga UNOPEC – Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Indaiatuba, integrou-se com a Faculdade Max Planck, tornando-se a sua unidade 3. Foram incorporados à sua grade, assim, 7 novos cursos: Ciências Contábeis, Finanças, Pedagogia, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Recursos Humanos.

2010

O ano de 2010 trouxe um novo movimento para um grande salto de crescimento da faculdade, que passou a oferecer mais 8 novos cursos autorizados pelo MEC: Gestão Ambiental, Logística, Educação Física (Bacharel e Licenciatura), Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Nutrição, Medicina Veterinária e Farmácia. Em 2013, foram autorizados: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Para sustentar toda essa demanda de desenvolvimento, o Centro Universitário Max Planck foi ampliada para acolher todos esses novos cursos. Foram construídos mais dois andares sobre o prédio já existente, totalizando três andares, que comporta, aproximadamente, 1600 alunos.

2012

A partir de 31 de dezembro de 2012, o Centro Universitário Max Planck, assume responsabilidade integral pelos cursos em funcionamento e regularmente autorizados da Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Indaiatuba, através da portaria 310 de 27 de dezembro de 2012, garantindo a manutenção da qualidade e todos os registros acadêmicos sem prejuízo para os alunos regularmente matriculados.

2014

Em 2014, novos prédios para salas de aula foram construídos, com capacidade para aproximadamente 5 mil alunos, além de um Hospital Veterinário, Laboratórios, Bibliotecas, Auditório, entre outros.

Essa expansão do Centro Universitário Max Planck é uma conquista e contempla os melhores e mais modernos recursos pedagógicos e tecnológicos, incluindo: laboratórios de informática, biblioteca com variado acervo, estrutura curricular moderna e atualizada com foco em conteúdos interdisciplinares e atividades práticas.

Entre as atividades práticas realizadas incluem: atendimento à população sob supervisão de professores, visitas técnicas a empresas e outros empreendimentos, projetos interdisciplinares com atualização constante dos alunos por meio de seminários, palestras e workshops com convidados especiais, programa de estágios com empresas de ponta, Programa de Orientação ao Estudante – PROE, com cursos de idiomas e outras ações como a oferta de cursos de nivelamento durante todo o semestre letivo, seja de Matemática Básica, Português, Cálculo, Física, Química, entre outros. E é através de programas como o PROE que se percebe uma sensível melhora no rendimento acadêmico dos alunos que frequentaram os cursos.

A atuação em projetos sociais da cidade também é uma das prioridades da instituição, pois é um fator fundamental para a formação holística de nossos alunos. Dessa maneira, todos os anos, os alunos participam de projetos sociais visando a extensão universitária e aproximação da comunidade local.

Desde a sua criação, a Max Planck tem se destacado na formação de profissionais, bem como nos altos conceitos obtidos nas avaliações realizadas pelos órgãos governamentais.

 

2018

Em 10/08/2018, pela Portaria nº 756 do MEC, a Faculdade Max Planck recebeu o reconhecimento de Centro Universitário Max Planck. Atualmente, oferece cursos de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Tecnologia, Saúde, Medicina Veterinária e Negócios. A UNIMAX está estruturada com os seguintes cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Logística e Curso Superior de Tecnologia em Marketing.

No âmbito da graduação, o Centro Universitário Max Planck concebeu e vem progressivamente implantando em seus cursos o Projeto EDUCAR. Esse projeto visa uma educação personalizada, na qual os educandos são protagonistas na construção do próprio conhecimento. No EDUCAR, os conceitos são estudados à medida que fazem sentido para os estudantes, uma vez que são articulados ao desenvolvimento de propostas de intervenção. Fundamentalmente baseado numa educação voltada para a prática, o Projeto EDUCAR promoveu uma grande transformação nos espaços de ensino, nos papéis de docentes e estudantes, e na organização dos conteúdos de modo mais integrado e orientado à prática.

Implantado a partir de 2018 nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Engenharia de Produção e Gastronomia, o EDUCAR busca o desenvolvimento da autonomia dos educandos para que possam trabalhar em grupos e compartilhar conhecimentos, utilizando tecnologias digitais como aliadas nesse processo. Com relação aos professores, os mesmos exercem funções de orientadores no processo ensino-aprendizagem, compartilhando seus saberes profissionais e acadêmicos. Sendo assim, o EDUCAR parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor em situações de ensino e na ação dos estudantes em situações de aprendizagem, uma vez que a troca de saberes e práticas entre professores e educandos e entre os próprios educandos se torna mais interativa e colaborativa. Considerando a grande sinergia nas premissas do EDUCAR e das DCN-2001 e 2014 para a graduação em Medicina, o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina está alinhado ao Projeto EDUCAR.

 MISSÃO UniMax

A UniMax tem como missão a atividade educacional formativa para desenvolver e preparar profissionais e cidadãos livres e conscientes que visem desenvolver seus projetos de vida, participativos, responsáveis, críticos e criativos, que desenvolvam, construam e apliquem o conhecimento para o aprimoramento contínuo da sociedade em que vivem e de futuras gerações.

Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos PROJETOS DE VIDA de seus alunos.

O Centro Universitário Max Planck tem por objetivos formar cidadãos e profissionais qualificados, compromissados com o seu desenvolvimento pessoal e profissional e com o crescimento socioeconômico da Região Metropolitana de Campinas – RMC, do Estado de São Paulo e de toda a região Sudeste e do País. Os objetivos também estão concentrados na oferta de um ensino de qualidade que busca desenvolver nos formandos uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, para que possam desenvolver habilidades e competências com vistas à implementação dos seus projetos de vida.

Para isso, também conta com inúmeras parcerias nacionais e mais 63 parcerias internacionais. Tudo isso resulta em um alto índice de empregabilidade: 93,7% dos alunos conquistam um emprego antes mesmo de concluir o curso.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Acesse a documentação completa do plano de desenvolvimento institucional Max Planck

PDI Max Planck 2015 (PDF)

 

MISSÃO

Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos Projetos de Vida de seus alunos.

 

OBJETIVOS

Oferecer aos seus educandos uma base sólida de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, para que possam capacitar-se para desenvolver suas habilidades e competências
com vistas à implementação
dos seus projetos de vida.


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