Interclínicas é inaugurada

Interclínicas é inaugurada

Evento realizado na noite de quinta-feira contou com a presença de autoridades, imprensa, professores e funcionários da instituição

Por Samanta De Martino

 

A noite de quinta-feira, 10, marcou a inauguração da Interclínicas, uma clínica-escola, idealizada pela Faculdade Max Planck há cerca de um ano, com a proposta de realizar atendimentos multidisciplinares na área de Saúde, entre eles os de Fisioterapia e Nutrição. Além disso, o evento marcou o lançamento do projeto Diabetes no Controle.

O diretor de campus, professor Hector Escobar, fez a abertura da cerimonia de inauguração que contou ainda com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. José Roberto Stefani; o superintendente do HAOC, Dr. Renato Sargo; o diretor do HAOC, Dr. Edmir Deberaldini; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Luis Medeiros; o presidente da Associação de Diabetes de Indaiatuba, Sr. Edivaldo Furtado Apolinário, o Didi; a coordenadora da Interclínicas, Professora Candida Acacia Barroca e o diretor acadêmico corporativo, Professor José Carlos Pacheco Coimbra, que encerrou o evento lembrando o papel da Faculdade Max que é formar pessoas com base prática, teórica e também com responsabilidade social. Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Hélio Ribeiro e Massao Kanezaki, o superintendente do SAAE, Sr. Nilson Gaspar, integrantes do primeiro grupo formado para o programa Diabetes no Controle, além de professores, coordenadores e colaboradores da instituição.

A Interclínicas iniciou seus atendimentos em abril, no espaço compartilhado pelos profissionais da Secretaria de Saúde, que atendem os pacientes do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e que até o momento já somam mais de cinco mil. A partir de agosto começaram os atendimentos nutricionais, nos quais alunas do 8º semestre do curso de Nutrição, sob a orientação dos professores, elaboram uma dieta balanceada, e que encerrou seu primeiro mês com cerca de 200 atendimentos. Outro projeto, programado para iniciar em outubro, é o da empresa parceira Gerando Saúde, especializada no amparo à gestante durante todo o período de pré-natal, passando pelo nascimento até o treinamento de pais para cuidar do bem-estar do bebê, que realizará um ciclo de encontros mensais para casais ‘grávidos’.

Além de todos estes projetos durante o evento aconteceu ainda o lançamento do programa Diabetes no Controle, resultado de uma parceria firmada com a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba e que visa promover a saúde de pessoas com diabetes e prevenir as complicações relacionadas à doença de forma multidisciplinar, envolvendo as áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia, ou seja, indo muito além do tratamento da doença, fazendo com que a pessoa que tenha diabetes entenda sua patologia. “O papel da equipe de saúde será promover, através destas iniciativas educativas, ações que transmitam confiança aos participantes, para que se responsabilizem pessoalmente pelo tratamento da sua patologia, provocando uma mudança voluntária de comportamentos e o estabelecimento de metas como forma de melhorar pouco a pouco os resultados”, explica a coordenadora da Interclínicas, Professora Candica Barroca.

Vale lembrar que todos os atendimentos mencionados são realizados de forma gratuita, sendo que pacientes da Fisioterapia são encaminhados via prefeitura e os demais atendimentos são realizados de acordo com a disponibilidade de vagas oferecidas. A Interclínicas funciona no campus 1 da Faculdade Max Planck, localizado à avenida 9 de dezembro, 460, Jardim Pedroso, Indaiatuba. Mais informações pelo telefone (19) 3885 9901.