Interclínicas inaugura oficialmente nesta quinta-feira

Interclínicas inaugura oficialmente nesta quinta-feira

Interclínicas inaugura oficialmente nesta quinta-feira

Além da parceria com a Prefeitura na Fisioterapia, espaço conta ainda com atendimento nutricional, projeto com foco em diabetes e cursos para gestantes

 

Por Samanta De Martino

 

Idealizada pela Faculdade Max Planck, há cerca de um ano, a Interclínicas, uma clínica-escola, inaugura oficialmente nesta quinta-feira, 10, com a proposta de realizar atendimentos multidisciplinares na área de Saúde, entre eles os de Fisioterapia e Nutrição.

 

De acordo com a coordenadora da Interclínicas, a enfermeira obstetra, Candida Acacia Barroca, quase todos os serviços já estão em funcionamento, como os atendimentos de Fisioterapia, que já ocorrem desde abril, no espaço compartilhado pelos profissionais da Secretaria de Saúde que atendem os pacientes do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). “A prefeitura entrou com a mão de obra e a Faculdade com os equipamentos e espaço físico. A parceria tem interesse público, visto que o atendimento é realizado mais próximo da residência do munícipe, que anteriormente era atendido no Jardim Morada do Sol, com melhoria do acesso. Em um futuro próximo, a expectativa é a de que alunos possam se beneficiar assistindo as sessões realizadas pelos profissionais da Prefeitura”, ressalta o secretário municipal de Saúde, o médico José Roberto Stefani.

 

Também já está em funcionamento, desde o dia 10 de agosto, o programa de avaliação nutricional, realizado pelos alunos do 8º semestre do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck que, sob a supervisão dos professores, realizam atendimentos individuais e, com base na avaliação nutricional do paciente, elaboram uma dieta balanceada. Em apenas um mês foram realizados em torno 200 atendimentos.

 

Outro projeto sediado pela Interclínicas e que inicia este mês é o Diabetes no Controle, programa que nasceu da parceria firmada com a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba e que visa promover a saúde de pessoas com diabetes e prevenir as complicações relacionadas à doença de forma multidisciplinar, envolvendo as áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia, ou seja, indo muito além do tratamento da doença, fazendo com que a pessoa que tenha diabetes entenda sua patologia.

 

O programa engloba ações como diagnóstico do estado nutricional dos participantes, assistência nutricional, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Nesta primeira etapa, o Diabetes no Controle atenderá 40 pessoas previamente inscritas. Cada participante, antes de iniciar o grupo, será submetido a uma avaliação e ao final de cada ciclo, que gira em torno de seis meses, passará por uma nova avaliação, com a finalidade de saber qual o impacto do projeto em seu estado de saúde. “O papel da equipe de saúde é promover, através destas iniciativas educativas, ações que transmitam confiança aos participantes, para que se responsabilizem pessoalmente pelo tratamento da sua patologia, provocando uma mudança voluntária de comportamentos e o estabelecimento de metas como forma de melhorar pouco a pouco os resultados”, explica a coordenadora da Interclínicas.

 

A outra parceria firmada é com a empresa Gerando Saúde, especializada no amparo à gestante durante todo o período de pré-natal, passando pelo nascimento até o treinamento de pais para cuidar do bem-estar do bebê e que inicia, em outubro, um ciclo de encontro mensais para casais ‘grávidos’.

 

Todos os atendimentos são realizados de forma gratuita, sendo que pacientes da Fisioterapia são encaminhados via prefeitura e os demais atendimentos são realiz DSC_8353 DSC_8356ados de acordo com a disponibilidade de vagas oferecidas. A Interclínicas da Faculdade Max Planck fica no campus 1, localizado à avenida 9 de dezembro, 460, Jardim Pedroso, Indaiatuba. Mais informações pelo telefone (19) 3885 9901.