LinkedIn é tema de aula inaugural de Marketing e Recursos Humanos

Novidades da maior rede de profissionais do mundo foram abordadas pela palestrante Carla Falcão
Por Márcio Aguiar

Linkedln sem segredos. Carla Falcão, especialista em mídia social revelou algumas fórmulas e deu dicas importantes para aqueles que desejam encontrar novas oportunidades de trabalho, trocar experiências e ter acesso a informações para seus negócios. “LinkedIn: Ferramenta estratégica para aumentar sua empregabilidade” foi o tema discutido durante a aula inaugural dos cursos de Marketing e Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Max Planck, realizada na quinta-feira (19), às 19h30 na Câmara Municipal.

Para o mercado de trabalho, estar conectado hoje, é muito mais que um hobby ou opção. É necessário, independente da área de atuação, ter uma identidade profissional no mundo virtual.

Antigamente, procurar emprego ou conhecer novas oportunidades era algo que vinha atrelado à ideia de bater de porta em porta, distribuindo currículos. Com o avanço das tecnologias e implantação das mídias sociais, este processo ficou mais simples. “Quer vender seu peixe?” perguntou a blogueira para os espectadores no auditório. “O LinkedIn, pode abrir muitas portas”, afirmou. Segundo a palestrante, atualmente, as empresas buscam seus profissionais através da rede. “Muitas oportunidades interessantes são proporcionadas aos usuários, mesmo para aqueles que não estão procurando”, explicou. Contudo, a conferencista explicou que, como toda ferramenta digital, é essencial saber usá-la de forma correta.

Ela contou como o LinkedIn mudou a forma das pessoas procurarem emprego e das empresas buscarem funcionários. Segundo ela, cada vez mais os profissionais brasileiros estão usando a rede. “O LinkedIn mudou a maneira como as empresas realizam contratações, e consequentemente a forma como os profissionais constroem suas identidades profissionais”. “Antigamente, esta relação funcionava de uma forma bastante estática”. “Uma empresa tinha uma vaga, publicava em algum meio de comunicação, e pessoa que estivesse em busca de nova oportunidade, encaminhava o seu currículo”, exemplificou a publicitária.

Ela ressaltou que o Linkedin tem proporcionado dinamismo nessa relação ao introduzir a capacidade da empresa encontrar pessoas. ”Muitos usuários nem sempre estão procurando oportunidades, mas aceitariam ouvir uma proposta. Com isso, para a empresa, as possibilidades de encontrar um talento com o perfil ideal para a vaga multiplicam-se”, contou. Ainda segundo a expert em LinkedIn, outra importante mudança é que o perfil torna-se um material dinâmico e pode ser atualizado constantemente à medida que o usuário cresce profissionalmente.

 

Dicas

A publicitária disse que existem dois grandes desafios no mundo virtual. “O primeiro, talvez mais direcionado aos jovens, que é saber separar informações pessoais de profissionais. O segundo, para todos, conseguir filtrar informações relevantes. A quantidade de informação é muito grande e é necessário saber priorizar”, explicou.

“Outra dica é sobre desenvolver o perfil. Perfis com fotos são 11 vezes mais vistos que perfis sem fotos”. Em seguida, cada um deve personalizar a sua URL, que fica embaixo da foto e usá-la sempre em suas assinaturas de e-mail. “Por último, diria para todos os usuários seguirem assuntos de seu interesse”, orientou.

Conforme a especialista, existe conteúdo disponível em mais de 3,5 milhões de empresas presentes na rede, 1,5 milhão de publicações, 2,1 bilhões de usuários e mais de 500 influenciadores, que são executivos mundiais, publicando exclusivamente no LinkedIn.

Para o coordenador do curso de Marketing, professor Carlos Bizetto o tema explorado é de grande utilidade e aplicação prática para todos os alunos e ex-alunos da Faculdade Max Planck.

Conforme a coordenadora do curso de Gestão em Recursos Humanos, professora Mylene Rezende, a rede mudou a maneira como as empresas realizam contratações e forma como os usuários constroem suas identidades profissionais. Ela explicou que, na condição de consultora da área, têm contratado para seus clientes muitos profissionais através desse mecanismo. “Inclusive contratei dois docentes para meu curso recentemente”, demonstrando a eficácia da ferramenta.

 

Sobre a palestrante

Carla Falcão é uma palestrante profissional, especialista em mídias sociais, consultora, publicitária e blogueira. Colunista no Blog do Sidnei Oliveira na Revista Exame. Diretora de Desenvolvimento Humano em Mídias Sociais da Los Angeles University no Brasil e responsável pelo desenvolvimento do Curso de Analista de Marketing em Mídias Sociais pelo Senac São Paulo.

Sócia Diretora da Agência de mídias sociais A Rede Digital, e integrante do Painel Criativo Mentes Brilhantes do Ibope Inteligência desde 2007.

Possuí mais de 10 anos de experiência no segmento de Marketing Digital com passagem por empresas como: Agência Click, Wunderman, Havas Group, Meta IT além de ter Experiência Internacional no segmento atuando pela empresa Interália (México D.F) onde morou em 2006.

 

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