Mercado de trabalho com ênfase em vigilância sanitária será tema de aula inaugural de Nutrição

Palestra irá discutir a atuação dos profissionais, os desafios enfrentados e as novas oportunidades
Por Márcio Aguiar

“As Diversas Áreas de Atuação do Nutricionista com ênfase em Vigilância Sanitária” ministrada pela professora Alinne Fernanda Patrícia Lopes dos Santos, será o tema da aula inaugural do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck, que acontecerá na terça-feira (17), às 19h, na Câmara Municipal.

Nos dias de hoje os padrões de higiene e manipulação no Brasil tem sido bem mais rigorosos. Empresas públicas e privadas estão mais atentas a irregularidades e contaminações dentro das cozinhas. Com o avanço da tecnologia e a facilidade dos meios de comunicação, as pessoas estão mais bem informadas a respeito de doenças e contaminação dos alimentos e, consequentemente, muito mais exigentes em relação a comida que consomem fora de casa.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Bianca Sant’Anna Pires Luiz, a aula inaugural que é realizada no início de todo semestre tem o objetivo de trazer um especialista da área para incentivar os alunos com a profissão e também reunir todas as turmas do curso. Ela explicou que a palestrante tem especialização em Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária e Nutrição Clínica Funcional e trará aos alunos a visão prática da profissão.

Ainda conforme a coordenadora, atuar no mercado de trabalho nos dias de hoje exige uma visão holística da profissão. “A prática profissional requer contínua aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades estruturadas em uma relação multiprofissional”, disse. “Com isso todos devem estar direcionados para atingir uma meta específica, interagindo para compartilhar informações sobre os melhores procedimentos ou práticas”.

“Definir, implantar, acompanhar estratégias de trabalho, são importante ações para o adequado registro de processos e procedimentos, que permitirão ao profissional nutricionista constituir ferramentas que subsidiarão cada vez mais seu espaço”, comentou.

 

Vigilância Sanitária

Devido à complexidade e amplitude de suas ações, a vigilância sanitária é um campo da Saúde Pública cuja atuação exige conhecimentos técnicos específicos e legais para o efetivo desempenho pelos profissionais.

A atuação do nutricionista como responsável técnico, mais que uma exigência legal, representa um apoio significativo na busca de uma prática de qualidade. A racionalização dos custos com alimentação, incluindo a orientação quanto ao correto armazenamento e recepção dos gêneros alimentícios, tendo em vista a qualidade e a otimização dos recursos existentes e o controle das condições higiênico-sanitárias do serviço de Nutrição em todos os setores, a fim de evitar possíveis contaminações, são de fundamental importância em setores que abrangem a saúde coletiva, como: Programas Institucionais, Unidades Primárias em Saúde e Vigilância Sanitária.

 

<< VOLTAR