UNIMAX NA PRÁTICA – ENGENHARIA CIVIL

Modelagem de estruturas de concreto armado

Os alunos do 9º semestre de Engenharia Civil da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – realizaram no laboratório de Informática da instituição de ensino uma aula prática sobre modelagem de estruturas de concreto armado com auxílio do software TQS (programa computacional que trabalha com análise numérica, dimensionamento e detalhamento de estruturas em concreto armado e protendido).

O foco principal da aula foi capacitar os futuros profissionais de engenharia para análise e dimensionamento dos diversos elementos e sistemas estruturais em concreto armado além de capacitá-los na utilização das diversas ferramentas computacionais disponíveis para o dimensionamento de estruturas de concreto armado.

Ricardo de Paula Rand, professor do curso, diz que: “Com o atual crescimento e expansão da construção civil no Brasil, a demanda por profissionais capacitados e qualificados vem aumentando significativamente. As empresas de construção civil necessitam de um profissional capaz de enfrentar desafios e com uma formação sólida para se adaptar rapidamente a diferentes projetos”.

O docente considera, ainda, que nesse ambiente, a utilização de ferramentas computacionais no dimensionamento de estruturas se tornou essencial para a melhoria da produtividade e competitividade dos escritórios de projeto. “Devido a isso, o profissional de engenharia civil deve ter uma sólida formação técnica conceitual e conhecimento das diferentes ferramentas computacionais disponíveis”, completa.

As disciplinas que abordam programas computacionais são importantes na formação de um aluno de Engenharia, pois atualmente diversos escritórios trabalham com essa tecnologia.

Saiba mais sobre Engenharia Civil, clique aqui!

UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Texto: Isabella Fracaroli Menegocio

Edição e Revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)