Motor transparente é apresentado para os cursos de Engenharia da Max Planck

O Translucidus possibilita práticas de laboratório e pesquisa em nível técnico e de engenharia
Por Márcio Aguiar 

O Translucidus tem nome de super-herói. O motor transparente é o único do modelo no país e atraiu a atenção de quem passou pelo laboratório de engenharia mecânica no campus da unidade I da Faculdade Max Planck na terça-feira (10). A demonstração do motor translúcido, que esteve ao alcance dos estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção foi um sucesso. Com ajuda de um técnico, os alunos puderam colocar o motor para funcionar, que tem como uma das principais características o cilindro transparente. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Marcone Pereira Medina, as aulas dos cursos de mecânica, elétrica, automação, entre outros, poderão ser mais dinâmicas e claras através de demonstrações reais para os alunos. Segundo ele, o fato de o mecanismo ser translúcido possibilita que os espectadores acompanhem o que acontece internamente com um motor, quando ele é colocado em funcionamento, observando, em tempo real a queima de combustível. “Uma breve apresentação atraiu muitos estudantes entorno do laboratório de mecânica da faculdade. A curiosidade e o interesse por ver através do cilindro transparente a queima da combustão interna, juntamente com uma injeção eletrônica programável didática, atraíram não só os alunos como a equipe acadêmica”, afirmou Medina.

Para o docente a demonstração de mecanismos com quais os profissionais convivem no dia a dia, para os discentes, com a prática proporcionada em laboratório, facilita o entendimento das teorias ensinadas em sala de aula.

 

Mecânica

Chamado de “Motor de vidro” o Translucidus é um motor à combustão interna, quatro tempos, injeção eletrônica de combustível, desenvolvido em alumínio, acrílico e aço, o motor possibilita práticas de laboratório e pesquisa a nível técnico e de engenharia, tais como: Sistema de gerenciamento do motor; Sistema de diagnóstico; Sistema de Ignição; Sistema de Alimentação; termodinâmica, análise da curva de gases, rolamentos, engrenagens, torque e movimento angular dentre outros.

Utilizado para aulas e pesquisas, ele tem combustão interna e, é 100% funcional. A transparência permite que estudantes, professores e pesquisadores visualizem o movimento das peças em tempo real.

O motor foi produzido pela empresa Intechno de Desenvolvimento e Capacitação em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo especialmente para que a didática de ensinamento em áreas da engenharia como mecânica, elétrica, automação, sejam mais dinâmicas e objetivas.

 

<< VOLTAR