“Novembro Azul” em Indaiatuba conta com apoio do estudantes de Medicina da UniMAX

“Novembro Azul” em Indaiatuba conta com apoio do estudantes de Medicina da UniMAX

Ministério da Saúde alerta que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina

Durante todo o mês de novembro, os estudantes do curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – estiveram envolvidos nas ações de conscientização propostas pela Campanha “Novembro Azul” em Indaiatuba.

Inseridos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), os alunos participaram e deram sua contribuição acompanhados por facilitadores/professores, preceptores, entre outros profissionais das equipes de saúde pública do munícipio.

Em algumas unidades foram realizadas palestras, triagem e atendimento de homens, atividades na sala de espera e aulas ministradas pelos alunos sobre o câncer de Próstata, principais sinais e sintomas, seguimento e tratamento.

Sobre o Câncer de Próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo o órgão público, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão o histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.

Saiba mais sobre Medicina, clique aqui!

30/11/2019