“Novembro Azul” em Indaiatuba conta com apoio do estudantes de Medicina da UniMAX

Ministério da Saúde alerta que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina

Durante todo o mês de novembro, os estudantes do curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – estiveram envolvidos nas ações de conscientização propostas pela Campanha “Novembro Azul” em Indaiatuba.

Inseridos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), os alunos participaram e deram sua contribuição acompanhados por facilitadores/professores, preceptores, entre outros profissionais das equipes de saúde pública do munícipio.

Em algumas unidades foram realizadas palestras, triagem e atendimento de homens, atividades na sala de espera e aulas ministradas pelos alunos sobre o câncer de Próstata, principais sinais e sintomas, seguimento e tratamento.

Sobre o Câncer de Próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo o órgão público, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão o histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.

Saiba mais sobre Medicina, clique aqui!

30/11/2019