Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    ODS 7 – Energia limpa e acessível: O que eu tenho a ver com isso, afinal?

    Será que os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte do meu dia a dia e eu nem faço ideia?
     
    Primeiramente, você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? 
    Em síntese, os ODS fazem parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para 193 líderes mundiais. 
    São 17 objetivos, integrados e indivisíveis, que formam um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil com o intuito de assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios de nossa sociedade.
    Com toda a certeza, o Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais e há anos já desenvolve isso com seus alunos e toda comunidade.
    Hoje vamos conhecer o ODS 7. A proposta é que você mergulhe nessa jornada pela sustentabilidade do planeta e responda para si mesmo: o que eu tenho a ver com isso? 
     
    ODS 7 – Energia limpa e acessível  
    Garantir o acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para todos
    Energia limpa é que não polui o meio ambiente ao ser produzida. O conceito ganha fortes aliados com as chamadas fontes renováveis: consideradas inesgotáveis, renovadas constantemente ao serem usadas, como hídrica (água dos rios), solar (sol), eólica (vento), biomassa (matéria orgânica), entre outras. 
    De acordo com pesquisas realizadas em 2011, 20% da energia consumida no mundo vem das chamadas fontes renováveis, graças a inúmeros esforços realizados. Mesmo assim, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma em cada sete pessoas no planeta não tem acesso à eletricidade. Ou seja, esse ODS é de fundamental importância para que se possa avançar na produção de mais energias renováveis. Por isso, as metas 1, 2 e 3 desse objetivo são: 7.1 Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia; 7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global; 7.3 Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética. 
     
     Clique aqui e saiba mais sobre esse ODS!
    Objetivo #07: energia limpa para tod@s 
    O papel das empresas em relação aos ODS7 – Energia Limpa e Acessível 
    ODS #7: Energias renováveis • IBGE Explica
     
    Confira alguns destaques de nossos cursos ligados ao ODS
    ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável norteiam aula do curso de Administração do Grupo UniEduK
     
    Fontes: Brasil UnUNDPEPE 
     
    Texto: Renata Lacerda

    Skip to content