ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável norteiam aula do curso de Administração do Grupo UniEduK

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável norteiam aula do curso de Administração do Grupo UniEduK

Em dinâmica, professor Júlio Passos conduziu os alunos à reflexão: “De que forma a Administração de Materiais pode contribuir com a aplicação dos ODS? ” 

 

A fim de promover a conscientização sobre os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), o Grupo UniEduK tem abordado e trabalhado o assunto em todos os cursos. Por isso, o professor Júlio Passos realizou uma dinâmica com o 5º semestre do curso de Administração em que conduziu os alunos a refletirem sobre como a disciplina de Administração de Materiais pode contribuir com a aplicação dos ODS.

Entre as respostas, os estudantes citaram: 

  • Melhorar e evitar desperdício de matéria-prima e insumos e, por consequência, reduzir os impactos causados no meio ambiente, proposta que está relacionada ao ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis;
  • Tornar os projetos de energia por placas solares mais acessíveis para todos, iniciativa relacionada ao ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis;
  • Conscientização sobre os resíduos descartados pelas empresas nos mares e oceanos, sugestão ligada, primordialmente, ao ODS 14 – Vida na Água; 
  • Gerir a utilização de bens naturais como água e minerais, ação ligada ao ODS 6 – Água Potável e Saneamento; entre outras alternativas. 

De acordo com a UNESCO, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável exige novas habilidades, valores e atitudes que levem a sociedades mais sustentáveis. “Os sistemas de educação devem responder a essa necessidade premente, definindo objetivos e conteúdos de aprendizagem relevantes, introduzindo pedagogias que empoderem os educandos, e instando suas instituições a incluir princípios de sustentabilidade em suas estruturas de gestão”, enfatiza a agência especializada das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

“Assim sendo, ações como estas desenvolvidas pelo professor Júlio são importantes, pois se tornam meios para criar conscientização sobre o tema e oportunidade de contribuir para o cumprimento dos objetivos”, comenta a professora Vivianne Delgado, responsável pelo TOM Acadêmico e que acompanha as atividades dos ODS. “A partir deste semestre, a temática dos ODS estará ainda mais presente em nossas atividades no Grupo UniEduK por meio dos Comitês Norteadores dos ODS”, completa. 

 

SOBRE OS COMITÊS NORTEADORES DOS ODS

Em resumo, os Comitês Norteadores dos ODS do Grupo UniEduK serão criados com a finalidade de trazer melhoria ao desenvolvimento e acompanhamento das ações vinculadas às temáticas socioculturais e ambientais desenvolvidas nos cursos, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável formulados pelo Pacto Global. 

Portanto, esses Comitês serão pontos focais para os cursos (gestores, orientadores, docentes e alunos) no apoio ao desenvolvimento de projetos socioculturais e ambientais. Eles auxiliarão na definição de escopo, possíveis parcerias, impacto social e, principalmente, no alinhamento com a Agenda 2030 e os ODS e dividem-se em três áreas de atuação: Direitos Humanos e Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Além disso, a docente Vivianne destaca que a participação dos alunos dos Comitês Norteadores, o envolvimento prático com causas reais das comunidades e o contato com o conhecimento sobre o Pacto Global, será convertida em 30 horas de Atividades Complementares, sendo vinculada à participação integral no período de duração do Comitê.

Por fim, ela reforça que os docentes que participarem dos Comitês Norteadores receberão certificados de participação e/ou gestão, conforme atividade que desempenharem dentro do Comitê. 

 

Vestibular Online

O Grupo UniEduK, formado pela UniFAJ, UniMAX e FAAGROH, oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos ofertados nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

 

Não perca tempo e inscreva-se agora para fazer seu Vestibular Online!

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)