Pedagogia participa de evento do Ciaspe

Pedagogia participa de evento do Ciaspe

Estudantes assistiram palestras sobre as práticas da inclusão na escola

Os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck participaram, no dia 2 de setembro, da 1ª Semana de Inclusão de Indaiatuba, realizada no Ciaspe (Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais), que contou com apresentação musical e palestras.

A música ficou por conta da escola Cantare. As palestras tiveram como tema Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual na Escola e cada uma foi realizada com uma abordagem diferente. A psicopedagoga Cecília Vicente Mezzalina da Rocha abordou a educação musical inclusiva, enquanto a professora Rosa Metzger dos Santos, presidente do Ciaspe, e a professora convidada Windyz Ferreira, focaram sua palestra nas metodologias pedagógicas inclusivas.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Suzana Frittelli Bruno , a experiência foi muito positiva para os estudantes. “Essa prática é uma oportunidade de conhecerem e vivenciarem a realidade da inclusão, pois precisamos preparar os futuros pedagogos para essa habilidade, que muito contribuirá em suas carreiras”, explica a coordenadora.

Fundado em 2003, o Ciaspe é uma organização sem fins lucrativos. A ONG, formada por um grupo de pais e voluntários, oferece ajuda às pessoas com necessidades especiais e realizou, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, a 1ª Semana de Inclusão de Indaiatuba, que contou com palestras, oficinas e apresentações.