Pesquisador do Incor será convidado de aula magna de Educação Física

Prof. Rodrigo Gonçalves Dias, PhD em Genômica Funcional e vencedor do Prêmio Jovem Cientista irá ministrar palestra para alunos de Educação Física.
Por Márcio Aguiar

O pesquisador do Instituto do Coração (Incor), professor Rodrigo Gonçalves Dias será o convidado da aula magna do curso de Educação Física da Faculdade Max Planck, que será realizada na sexta-feira (20), às 19h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. O palestrante que é PhD em Genômica Funcional e vencedor do Prêmio Jovem Cientista irá discorrer sobre “A Genética no Esporte”, tema que aborda o futuro da performance atlética humana na era genômica, genes e seus mecanismos moleculares.

Doutor em biologia funcional e molecular pelo Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e do Instituto do Coração (InCor) e pesquisador da área de genômica funcional do InCor, o conferencista antes de tudo, é um profissional da Educação Física. O cientista que conquistou em 2008, o prêmio de maior descoberta científica em genética e cardiologia, no 63º Congresso Brasileiro de Cardiologia, com uma pesquisa envolvendo genética, cardiologia e exercício físico, é considerado hoje um dos maiores especialistas do país em genética, performance física humana e doping genético.

No pós-doutorado do pesquisador, desenvolvido junto ao Departamento de Cardiopneumonologia do InCor, ele lidou não apenas com um gene específico, mas com o genoma humano completo, em um projeto temático envolvendo genética e hipertensão arterial. Em paralelo, o pesquisador aplicou a técnica no projeto coordenado por ele e conhecido como “Genes of High Performance”. A Polícia Militar do Estado de São Paulo é parceira na iniciativa.

Para o coordenador do curso de Educação Física, professor Heleno da Silva Luiz Júnior, trazer um profissional de renome da área, é fundamental para a capacitação e serve de motivação para os alunos, além de proporcionar aos discentes a oportunidade de conhecerem os avanços tecnológicos e os estudos sobre os fatores genéticos que contribuem para o desempenho no esporte.

 

Sobre o palestrante

O palestrante é licenciado e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2003); especialista em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva (Unicamp-2005); doutor em Biologia Funcional e Molecular área de concentração em fisiologia (Unicamp & Instituto do Coração InCor (HCFMUSP)-2008); pós-doutor (1) em Genômica Funcional pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP; pós-doutor (2) em Genômica & Ciência do Esporte pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisador do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular e pesquisador colaborador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do InCor (HCFMUSP). Com atuação na área genômica associada a fenótipos de boa forma física relacionada à saúde e a fenótipos de performance física humana, é atualmente coordenador da linha de investigação científica denominada Avanços em Genômica para Diagnósticos Moleculares no Esporte, criada após a conquista do Prêmio Jovem Cientista 2012 Inovação Tecnológica nos Esportes. Uma cooperação em pesquisa entre InCor, Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Cultura e Esportes (IDECACE) e Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

 

<< VOLTAR