Prevenção ao câncer de mama em Indaiatuba recebe apoio da Medicina da UniMAX

Prevenção ao câncer de mama em Indaiatuba recebe apoio da Medicina da UniMAX

Várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município foram beneficiadas com a contribuição dos estudantes de Medicina acompanhados pelos facilitadores e preceptores

Os estudantes de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck apoiaram diversas ações de prevenção ao câncer de mama promovidas em Indaiatuba. Várias UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram beneficiadas com a contribuição dos futuros médicos à Campanha “Outubro Rosa”.

Na UBS do Jardim Califórnia, estiveram presentes nas atividades de prevenção uma média de 65 pessoas, além dos profissionais da unidade (agentes comunitários de saúde, médica e enfermeira), alunos de Medicina e Fisioterapia da UniMAX acompanhados pela facilitadora Juliana Delalibera Mendes Marcolini.

Já na UBS de Itaici, os estudantes de Medicina foram acompanhados pela facilitadora Maria de Fátima Maia. Eles promovem, ainda, uma atividade na Escola Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga. “Pudemos levar esta atividade para mais de 100 adolescentes. Foi impactante! É muito bom podermos participar dessa atividade de promoção e prevenção à saúde! ”, considera a professora.

Outra Unidade Básica de Saúde beneficiada foi a do CECAP, que também contou com a participação de profissionais do local. “Os estudantes prepararam ações de orientações à prevenção ao câncer de mama e colo de útero para diálogo com as pacientes e familiares que estiveram na unidade no dia da ação”, conta o facilitador Altair Massaro.

Na UBS Camargo Andrade foi realizada uma palestra sobre câncer de mama e colo de útero para mulheres acompanhadas pela equipe de saúde. Na UBS Jardim Brasil, uma turma de Medicina promoveu palestras sobre estes dois temas, além de falar sobre saúde da mulher e violência doméstica contra a mulher.

Os estudantes de Medicina também contribuíram com a campanha promovida na UBS do Jardim Maritacas. No local, cerca de 40 pessoas participaram da roda de conversa com a participação de uma nutricionista, uma fisioterapeuta e uma psicóloga. As profissionais abordam alimentação saudável, exercícios simples e autoestima respectivamente e os alunos ensinaram o autoexame orientados pela facilitadora Claudia Ribeiro.

Por fim, na UBS Parque Indaiá as ações foram: caminhada em conscientização à prevenção de câncer de mama; palestra sobre câncer de Mama e prevenção de incontinência. Todas as atividades foram feitas pelos alunos com a orientação da facilitadora Luana Vianna.

“A parceria da Medicina com o Sistema de Saúde visa ampliar as ações de promoção e prevenção na atenção básica. O câncer de mama e de colo uterino são importantes causas de mortalidade que comprometem a vida de muitas mulheres. Nossos estudantes estão engajados nas ações das unidades básicas de saúde voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em Indaiatuba”, destaca a coordenadora do curso, professora Valéria Vernaschi Lima.

Atualmente, os futuros médicos estão envolvidos na Campanha de prevenção ao câncer de próstata “Novembro Azul”.

Saiba mais sobre Medicina de Indaiatuba, clique aqui!

31/10/2019