Professor do Grupo UniEduK é convocado para Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-17

Professor do Grupo UniEduK é convocado para Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-17

O docente do curso de Educação Física da UniFAJ, João Guilherme Cren Chiminazzo, atuou como fisiologista da equipe durante um período de treinamento de 30 dias na Granja Comary

 

Após a parada decorrente da pandemia de Covid-19, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-17 reiniciou suas atividades e para isso contou com a contribuição do professor do Grupo UniEduK, professor João Guilherme Cren Chiminazzo, que foi convocado para atuar como fisiologista da equipe.

O docente do curso de Educação Física da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna realizou o trabalho num período de treinamento de 30 dias na Granja Comary, o centro de treinamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O trabalho seguiu até a primeira semana de setembro.

“Foram 30 dias muito intensos, com avaliações, treinos físicos, técnicos e táticos, seguindo a preparação para o sul-americano que ocorrerá em novembro no Uruguai”, explica o professor João Guilherme.

De acordo com a Comissão Especial de Médicos da CBF, os critérios de medidas para proteção de todos os profissionais envolvidos neste retorno foram rigorosos. Antes de embarcarem rumo a Teresópolis, todas as atletas e membros da comissão técnica foram testados para RT-PCR (COVID-19). A ação foi coordenada pela CBF. Após a chegada à Granja Comary, todos repetiram os testes e ficaram em concentração até o final do prazo de trabalhos.

Ao final do período de treinamento, a técnica da Seleção, Simone Jatobá, considerou que o principal obstáculo foi retomar a parte física ideal, após cinco meses sem jogos. Destacou também que o trabalho coordenado pelo preparador físico Thiago Rezende e o fisiologista João Guilherme Cren Chiminazzo contou com um protocolo detalhado para auxiliar no retorno das jogadoras às atividades nos gramados.

 

Sobre o professor

Graduado em Educação Física pela Unicamp, o docente tem Mestrado e Doutorado em Ciência do Esporte, e além de lecionar no Grupo UniEduK também dá aulas no Colégio Imaculada Campinas. Ele lidera o Grupo de Estudos em Futebol e Futsal (GEFF- UniEduK).

Professor Guilherme já foi gerente operacional técnico do Badminton nos Jogos Olímpicos Rio 2016, preparador físico e coordenador técnico de badminton (Clube Fonte São Paulo e Confederação Brasileira de Badminton) e preparador físico de futebol (Primavera, Riyadh, Guarani), além de fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-17.

Com informações: CBF

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Foto: Arquivo Pessoal