Professora do Grupo UniEduK é homenageada pela Câmara Municipal de Jaguariúna

Professora do Grupo UniEduK é homenageada pela Câmara Municipal de Jaguariúna

A docente da UniFAJ, Camila Andresa Moura de Oliveira Guerreiro, foi a primeira mulher a receber a medalha de honra. Seu destaque foi o trabalho desenvolvido com os estudantes do 5º semestre de Direito sobre a Lei Maria da Penha

 

Camila Andresa Moura de Oliveira Guerreiro, professora do curso de Direito da UniFAJ (Grupo UniEduK), recebeu da Câmara Municipal de Jaguariúna, uma medalha de honra pela importante atividade social realizada na cidade em defesa e apoio a não violência doméstica por meio da divulgação da Lei Maria da Penha.

Nascida em Jaguariúna, a docente iniciou, aos 14 anos, sua jornada no mundo jurídico como jovem aprendiz no fórum de Jaguariúna. Ainda no Ensino Médio se apaixonou pelo rito do Tribunal do Júri. Camila fez estágio no Ministério Público e no Tribunal de Justiça, onde se aproximou ainda mais do Direito Penal. Formou-se em Direito na UNIFAJ em 2010 e em seguida se especializou pela Escola Paulista da Magistratura. Desde 2015 leciona Direito Penal e Processual Penal na UniFAJ.

Há cinco anos, Camila iniciou um trabalho de divulgação da Lei Maria da Penha e idealizou um Workshop que busca a diminuição da violência doméstica e familiar contra a mulher. O trabalho é desenvolvido com alunos do 5º semestre de Direito. “A cada ano trabalhamos um viés dentro do tema. Por exemplo, neste último ano, tratamos os tipos de violência”, explica a professora. “No dia do workshop, a instituição abre as portas para a população e os alunos apresentam seus trabalhos para a sociedade”, acrescenta.

Além do trabalho desenvolvido na UniFAJ, Camila promove o auxílio às famílias que sofrem desse mal e participa de fóruns e entrevistas sobre o tema. Sua dissertação no Mestrado, pela Universidade Autónoma de Lisboa em Portugal, abordou o arcabouço de proteção jurídica dado à mulher vítima de violência doméstica. Ela também já publicou na Revista Intellectus e na Espanha. Hoje, ela é estudante no doutoramento da Universidade Autónoma de Lisboa em Portugal e é advogada criminalista combativa.

Com relação à medalha, Camila conta que se sente extremamente honrada por ter sido escolhida dentre tantas mulheres que fazem a diferença em Jaguariúna. “Essa foi a primeira vez da entrega da medalha. Deste ano em diante, outras mulheres também serão valorizadas por sua luta e engajamento na luta pelos direitos das mulheres”, diz.

“Nunca é demais lembrar que ainda há um grande caminho a percorrer, que há muito machismo e abuso, mas que muitas mulheres deram até a vida para que hoje pudéssemos ter o direito de eleger nossos representantes. Essa medalha brinda e reconhece toda essa luta”, destaca a docente.

Indicada pelo vereador Silva, Camila recebeu a medalha das mãos do vereador Walter Tozzi, também ex-aluno da UniFAJ, o que para ela foi uma grande honra. “O Dr. Walter Tozzi, durante a sessão solene de entrega, ressaltou a importância da medalha e o quanto ainda as mulheres precisam ocupar lugares na política, para que representem e lutem por todos e todas”, conclui Camila.

 

Vestibular Continuado

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Crédito Foto: Arquivo Pessoal