Programa “Diabetes no Controle” conta com apoio do curso de Psicologia da UniMAX

Programa “Diabetes no Controle” conta com apoio do curso de Psicologia da UniMAX

Grupo Terapêutico “ConVIVER com a Diabetes: o paciente e a família” terá início na segunda-feira, dia 09 de março 

Em março, os participantes do Programa “Diabetes no Controle” passaram a contar também com a contribuição do curso de Psicologia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba.

No início do mês, aconteceu a primeira reunião de planejamento do Grupo Terapêutico “ConVIVER com a Diabetes: o paciente e a família”, com alunas do 2º semestre do curso de Psicologia e a coordenadora da graduação, professora Raquel Gonçalves Silveira Alves. “A proposta do grupo é proporcionar um espaço de expressão da subjetividade do paciente e do familiar por meio da expressão livre: da troca de experiências, vivências, conquistas, angústias, etc., mediado pela palavra e pela arte”, explica a docente.

Serão encontros semanais, com duração de uma hora, conduzido pela professora Raquel que é psicóloga e cinco estudantes. O ciclo do grupo Terapêutico será de oito semanas (dois meses). “Ao final de um ciclo, outro se inicia com novos participantes e novos alunos”, conclui a coordenadora.

002

Sobre o “Diabetes no Controle”

O programa “Diabetes no Controle” atende, gratuitamente, homens e mulheres acima de 35 anos; diabéticos (tipo I e II) e; sedentários, geralmente, encaminhados pela Associação de Diabetes de Indaiatuba, porém qualquer pessoa pode participar do projeto.

Além do reforço do curso de Psicologia, estão envolvidos no atendimento multidisciplinar os cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Os atendimentos são realizados na Interclínicas e também em outros espaços da Instituição de Ensino.

Desde 2015, o “Diabetes no Controle” tem contribuído de forma significativa para a vida acadêmica, aproximando os alunos da prática, oferecendo a possibilidade de abordagem com os pacientes reais.

O Programa identifica necessidades de saúde dos pacientes, promove também atividades coletivas com o foco de prevenção em saúde. Um dos principais objetivos é controlar índices glicêmicos a fim de evitar complicações decorrentes da doença e promover saúde e qualidade de vida aos atendidos.

O “Diabetes no Controle” beneficia a comunidade local, além de contribuir com o (a) aluno (a) no seu processo de aprendizagem a partir do desenvolvimento da observação clínica, avaliação, do trabalho em equipe, do acompanhamento do tratamento dos pacientes, etc.

Saiba mais sobre o projeto, clique aqui!

 

SERVIÇO

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.unimax.edu.br

Dias e horários: de segunda a sexta-feira, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30.

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3885-9900

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

14/03/2020