OBJETIVOS

Formar profissionais com alta capacidade de modificar a realidade das propriedades onde atuam, aumentando o desempenho e produtividade através dos mais novos conceitos e técnicas.

TEMAS ABORDADOS

Anatomia, fisiologia e endocrinologia da reprodução

Abordagem anatômica do aparelho reprodutor da fêmea bovina, compreende a gametogênese e o desenvolvimento/dinâmica folicular relacionado a ação do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal no ciclo reprodutivo.

Ultrassonografia aplicada a reprodução de bovinos

Compreende o funcionamento do aparelho de ultrassom, capacita os alunos para identificar as estruturas que compõe o aparelho reprodutor da fêmea bovina, diagnóstico precoce de gestação, sexagem fetal e diagnóstico de patologias do trato reprodutivo.

Melhoramento genético

Apresenta métodos e técnicas de investigação científica; programa, orienta e aplica as mais modernas técnicas de melhoramento genético, utiliza as biotecnologias da reprodução para maximizar a produção animal, identificando as raças, linhagens e suas principais utilidades dentro de um sistema de produção.

Inseminação artificial em tempo fixo – IATF

Compreende, estabelece e implanta novas estratégias e protocolos para realização de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em Bos taurus e Bos indicus, respeitando a categoria e a condição nutricional dos animais envolvidos.

Transferência de embriões – TE

Avalia e escolhe doadoras e receptoras de embriões. Desenvolve e compreende os protocolos para realização de superovulação de doadoras, coleta e avalia os embriões para realizar a transferência ou criopreservação.

Aspiração folicular – OPU

Avalia e escolhe doadoras e receptoras de oócitos. Desenvolve e estabelece os protocolos para realização da OPU, com o objetivo de recuperar oócitos aspirados para classificar, envasar e realizar todos os processos da FIV em laboratório, a fim de transferir ou criopreservar esses embriões.

Andrologia

Compreende a anatomia e endocrinologia reprodutiva do touro, a fim de estabelecer e executar uma coleta para avaliação física, clínica e morfológica do sêmen bovino, estabelecendo a viabilidade reprodutiva do animal, bem como a comercialização do sêmen criopreservado.

Clínica – patologias da reprodução

Apresenta os principais transtornos que acometem os ovários, tubas uterinas, útero, cervix, vagina e vulva, que estão diretamente relacionados com a alteração da ciclicidade e diminuição da produtividade dos animais dentro do sistema de criação.

Forragicultura e manejo de pastagens

Compreende as características das forrageiras e estabelece as formas de cultivo em diversas regiões do Brasil. Diagnostico e o controle de plantas daninhas, a fim de executar a manutenção das pastagens para garantir o melhor aproveitamento por área produtiva.

Nutrição leite – doenças metabólicas

Estabelece e interpreta o balanceamento de dietas dos animais de baixa, média e alta lactação, respeitando as exigências metabólicas e sanitárias de cada categoria envolvida no sistema de produção de leite.

Nutrição corte – doenças metabólicas

Estabelece e interpreta o balanceamento de dietas dos animais, respeitando as exigências metabólicas e sanitárias de cada categoria envolvida no sistema de produção de carne.

Manejo sanitário – leite / corte / abate

Estabelece e interpreta os protocolos funcionais de vacinação, vermifugação e sanidade de casco, garantindo o aumento de desempenho e a longevidade dos animais dentro do sistema de produção de carne e leite.

Gestão na bovinocultura de leite

Implanta um sistema gestão como ferramenta para diagnosticar e interpretar os índices zootécnicos e, assim, poder executar as ações de maneira planejada, com metas e objetivos, visando o aumento de produtividade e a viabilidade econômica da atividade.

Gestão na bovinocultura de corte

Implanta o sistema de gestão como ferramenta para diagnosticar e interpretar os índices zootécnicos e, assim, poder executar as ações de maneira planejada, com metas e objetivos, visando o aumento de produtividade e viabilidade econômica da atividade.

Bem-estar animal na bovinocultura de leite e corte

A importância do bem-estar animal na bovinocultura, técnicas de manejo e conforto, aliados a produtividade da atividade desenvolvida.

Metodologia cientifica – TCC

Nesta etapa, o aluno deverá elaborar um trabalho técnico, que seja pautado no senso crítico científico e na produção acadêmico-científica. Para isso, deverá conhecer métodos e técnicas de investigação científica, normatização e elaboração do TCC.